Estados e governo federal se unem em pacto contra homofobia
O Governo do Brasil, em parceria com as unidades da Federação, vai assinar um documento que materializa o compromisso da luta do Estado contra a homofobia e a violência sofrida pela comunidade LGBTI. Em 2017, o Disque 100, que recebe denúncias de violação dos direitos humanos, recebeu mais de 1,7 mil notificações de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica será assinado na próxima quinta-feira (16). O documento tem como proposta promover e articular ações que combatam a violência, priorizando o respeito à dignidade e diversidade humana. Nele, unidades da Federação e governo federal assumem o compromisso de colaborar com o enfrentamento.
A elaboração do pacto teve contribuição das 27 unidades da Federação, por meio de uma consultoria especializada, via Nações Unidas, contratada para fazer visitas técnicas para reunir opiniões e informações.
Durante esta semana até a próxima sexta-feira (18), o Ministério dos Direitos Humanos promove a Semana de Luta contra LGBTfobia, com atividades que marcam também o Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio. Durante a semana, haverá uma série de debates sobre políticas públicas de enfrentamento. A abertura está marcada para esta terça-feira (15) quando serão relatadas as ações desenvolvidas.
Para o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a semana traz visibilidade à causa. “Precisamos avançar neste assunto. É muito bom que já exista espaço para a população LGBTI na política, mas esse é apenas mais um passo para que seus direitos sejam preservados”, destaca.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
