Estados e governo federal se unem em pacto contra homofobia

O Governo do Brasil, em parceria com as unidades da Federação, vai assinar um documento que materializa o compromisso da luta do Estado contra a homofobia e a violência sofrida pela comunidade LGBTI. Em 2017, o Disque 100, que recebe denúncias de violação dos direitos humanos, recebeu mais de 1,7 mil notificações de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica será assinado na próxima quinta-feira (16). O documento tem como proposta promover e articular ações que combatam a violência, priorizando o respeito à dignidade e diversidade humana. Nele, unidades da Federação e governo federal assumem o compromisso de colaborar com o enfrentamento.
A elaboração do pacto teve contribuição das 27 unidades da Federação, por meio de uma consultoria especializada, via Nações Unidas, contratada para fazer visitas técnicas para reunir opiniões e informações.
Durante esta semana até a próxima sexta-feira (18), o Ministério dos Direitos Humanos promove a Semana de Luta contra LGBTfobia, com atividades que marcam também o Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio. Durante a semana, haverá uma série de debates sobre políticas públicas de enfrentamento. A abertura está marcada para esta terça-feira (15) quando serão relatadas as ações desenvolvidas.
Para o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a semana traz visibilidade à causa. “Precisamos avançar neste assunto. É muito bom que já exista espaço para a população LGBTI na política, mas esse é apenas mais um passo para que seus direitos sejam preservados”, destaca.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso por xingar menino com ofensa racista durante jogo infantil no Cepa

Perseguição policial termina com acidente e condutor não habilitado detido em Arapiraca

Jovem é morto a tiros em terreno baldio no município de Matriz de Camaragibe

Motociclista fica ferido ao colidir contra cavalo solto na pista no município de Anadia

Dia das Mães em Arapiraca será comemorado no Bosque com atrações musicais

Operação mira em grupo que entregava drogas pelos Correios e apps de entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
