Conar condena oito ações com influenciadores mirins no YouTube

Há alguns dias, o YouTube foi o assunto único na reunião do Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Em reunião da Câmara, o órgão julgou oito processos movidos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, em janeiro deste ano.
A razão da reclamação de todas essas ações era a mesma: de acordo com avaliação do Ministério, a associação de marcas a conteúdos no YouTube que têm, como público-alvo, as crianças, não eram adequadas. Por se tratar da mesma reclamação, que envolvia diferentes vídeos, o relator dos casos achou que era mais produtivo avaliar todas as campanhas em uma única seção.
Não é a primeira vez que o Conar julga casos envolvendo influenciadores. Na reunião que inaugurou os trabalhos do Conselho em 2018, o órgão puniu uma ação feita pelo youtuber Felipe Neto, que oferecia aos espectadores a oportunidade de passar um dia em sua casa, via sorteio. Na ocasião – e na maior parte dos trabalhos com influenciadores que chegam ao Conar – a grande questão levantada pelo Conar é o fato de que o patrocínio da marca nem sempre ser sinalizado da maneira devida.
No caso dos influenciadores, por exemplo, é bem comum a exibição de produtos enviados por marcas sem qualquer registro de que se trata de uma ação publicitária. Em sua defesa, muitos anunciantes dizem que o ato de enviar produtos aos youtubers (que na linguagem da plataforma ganham o nome de “Recebidos”) não configura publicidade pois não houve pagamento por aquele espaço. Na interpretação do Conar, no entanto, algumas exibições de produtos e marcas contém apelo de compra e, por isso, deveriam ser sinalizadas como conteúdo publicitário.
Dessa vez, a sentença do Conar foi unânime para os oito casos julgados: alteração da peça publicitária, agradava por advertência aos anunciantes. Nesse caso, o Conar avalia a conduta da marca e não, diretamente, dos influenciadores.
Veja, abaixo, a lista das ações punidas pelo Conar (todos os vídeos foram retirados do ar nos canais):
Ri Happy Brinquedos – “Encontrinho YouTubers”
Influenciadores: Julia Silva, Marina Bombonato, Carol Santina, Felipe Calixto, Long Jump e Manoela Antelo
McDonald’s – “Presente McDonald’s”
Influenciador: Felipe Calixto
Bic Graphic – “Pré-material escolar – 2016 recebidos e acumulados”
Influenciadores: Manoela Antelo e Amanda Carvalho
Lokas Puket – “Festa do Pijama youtubers mirins”
Influenciador: Carol Santina
Pampili
Influenciadores: Julia Silva e Manoela Antelo
Turner – “Encontro com personagens do Cartoon Network”
Influenciadores: Felipe Calixto e Manoela Antelo
SBT – “Carrossel – O Filme”
Influenciadores: Julia Silva e Felipe Calixto
Foroni – “Desafio Foroni”
Influenciadores: Julia Silva, Felipe Calixto, Manoela Antelo e Amanda Carvalho
Veja também
Últimas notícias

Eduardo Canuto na Secretaria de Esporte pegou aliados de JHC desprevenidos

Ascensão de novos aliados de JHC na Câmara de Maceió escanteia Galba Netto

Arapiraca realiza audiências públicas para revisão do Código Municipal de Meio Ambiente

Referência nacional, Arapiraca e Governo de Goiás trocam experiências nos métodos e práticas nas informações contábeis

Carro capotou em alta velocidade e levava oito pessoas em Arapiraca, entre elas crianças e gestante

Abusador de jovem autista de 13 anos atuava como professor de geografia em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
