Denúncia do MPF contra o prefeito de Carneiros é recebida pelo TRF5
O gestor é acusado de desviar recursos da construção de rampas e corrimãos em escolas públicas
Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito do município de Carneiros (AL), Geraldo Novais Agra Filho, conhecido como Neguinho, e o então secretário municipal de Educação, José Ronaldo Araújo de Siqueira, por crimes de responsabilidade. Eles são acusados de desviar recursos federais destinados a obras de acessibilidade em escolas da localidade. A sustentação oral no TRF5 foi feita pelo procurador regional da República Wellington Cabral Saraiva, do MPF da 5ª Região. A denúncia foi aceita na quarta-feira (6).
Segundo a denúncia, em 2012, Geraldo Filho, que estava no segundo mandato como prefeito de Carneiros, e José de Siqueira, então secretário de Educação do município, receberam recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados à construção de rampas e corrimãos para melhorar a acessibilidade em escolas de alunos com deficiência. A verba, na época no valor de R$ 40 mil, deveria ter sido aplicada nas escolas municipais Genivaldo Novais Agra, Rui Barbosa, Vereador Abdon Francisco de Lima e Djalma Novais Agra. Apurações constataram que os recursos não foram utilizados adequadamente.
Agentes da Polícia Federal, após inspeções nas unidades de ensino, verificaram que as rampas de acesso e os corrimãos das escolas Rui Barbosa de Genivaldo Novais Agra não foram construídos. Nas demais escolas, uma das rampas foi feita no período das chuvas, razão pela qual o serviço não foi satisfatório, e, na outra, a rampa dava acesso apenas à sala de informática.
Caso sejam condenados, as penas previstas são de reclusão de 2 a 12 anos, perda de cargo e inabilitação, pelo prazo de cinco anos para o exercício de função pública e reparação do dano causado aos cofres públicos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
