TRE anula processo que cassava mandato de prefeito e vice de Olivença

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou e também anulou processo de cassação dos mandatos do prefeito e vice-prefeito de Olivença. O imbróglio judicial teve início no dia 08 de novembro de 2017, quando os gestores foram afastados por decisão do próprio TRE, após acusação do Ministério Público de compra de votos no último pleito. Na última quinta-feira (14), o TRE devolveu o cargo aos gestores.
Na denúncia, o MP/AL alegou possuir densa documentação em vídeo e áudio que comprovariam o envolvimento do prefeito, José Arnaldo da Silva, e do vice, Bruno Menezes, no uso de caminhões-pipa e distribuição de água de uma barragem cujo o prefeito é o dono, em período eleitoral. Para o MP, a prática configura compra de voto e os gestores foram acusados de capacitação ilícita de sufrágio.
Além de cassar os diplomas de José Arnaldo e Bruno Menezes, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) tornou o chefe do executivo inelegível para eleições realizadas pelos oito anos subsequentes das eleições de 2016 e aplicou multa de R$ 63.840,00. A decisão foi proferida monocraticamente pelo magistrado Fausto Magno David Alves, juiz da 19° Zona Eleitoral.
Prefeito e vice recorreram da decisão e entraram com pedido de nulidade das provas apresentadas pelo Ministério Público.
Na quinta-feira (14), o pleno do TRE julgou o pedido de anulação e uma votação apertada, por 4 votos a 3, aceitou a alegação dos autores de que as provas apresentadas pelo MP eram ilícitas. Com a aceitação da preliminar, o mérito do caso não foi analisado e por essa razão o processo foi anulado.
Votaram pela derrubada da liminar o relator do recurso, Luiz Vascocelos Netto, além dos desembargadores José Donato de Araújo Neto e Paulo Zacarias da Silva. Deram votos contrários os desembargadores Alberto Maya, Orlando Rocha, Tutmés Airan e o presidente do TRE-AL, José Carlos Malta.
Últimas notícias

Câmeras flagram motorista por app comprando gasolina para forjar golpe do seguro

Avião da Azul que partiu de SP para Maceió faz pouso de emergência em Brasília

Lula ironiza Bolsonaro e sugere que ele transfira título de eleitor para os EUA

Membro de facção é preso em Marechal Deodoro com drogas enviadas do RJ

Prefeitura promove mais uma edição da Colônia de Férias nas Arapiraquinhas

Mulher é atingida por disparo de arma de fogo na zona rural de Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
