Brasil voltará ao Mapa da Fome da ONU, diz especialista

Ao deixar em 2014 a relação de países que têm mais de 5% da população ingerindo menos calorias do que o recomendável, o Brasil atingiu um feito inédito: saiu do Mapa da Fome da ONU. Mas, após três anos do feito, um relatório de 20 entidades da sociedade civil, publicado em julho do ano passado, alertava sobre os riscos de o país retornar ao mapa indesejado.
O economista Francisco Menezes, pesquisador do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e da ActionAid Brasil, fez parte da equipe que elaborou o relatório. Nesta entrevista à Pública, o também especialista em segurança alimentar conta que no final deste mês um novo documento atualizado da sociedade civil será lançado. E alerta: “A nossa nova advertência já leva a quase uma certeza”. Essa quase certeza, ele diz, é de que o Brasil voltará ao Mapa da Fome. “Toda a experiência sempre mostrou que os números da extrema pobreza com os números da fome são muito próximos.”
Em relação à pobreza e extrema pobreza, por exemplo, levantamento da ActionAid Brasil indica que nos últimos três anos — 2015-2017 — o país voltou ao patamar de 12 anos atrás no número de pessoas em situação de extrema pobreza. Ou seja, mais de 10 milhões de brasileiros estão nessa condição (veja o gráfico abaixo). “Isso nos leva a crer que aquela correlação pobreza versus fome sugere fortemente que a gente já está, neste momento, numa situação ruim, que deve aparecer com os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares — POF — do final de 2018.”
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Maragogi realiza concurso cultural das embarcações de São Pedro
![[Vídeo] Três pessoas são resgatadas de incêndio de grande porte em borracharia de Penedo](https://img.7segundos.com.br/CG92CFiAgX-vFFdR59HPSjKDFqM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/imagem-do-whatsapp-de-2025-06-26-as-205343-eae4c5dc.jpg)
[Vídeo] Três pessoas são resgatadas de incêndio de grande porte em borracharia de Penedo

Operação flagra carga irregular de frango e autua comerciante em mais de R$ 100 mil em Maceió

Homem incendeia vagão lotado no metrô de Seul, na Coreia do Sul

Polícia Civil prende dois foragidos da Justiça em Campo Alegre e Arapiraca

CNU 2025: edital será publicado até 4 de julho; serão ofertadas 3.652 vagas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
