Juiz de Arapiraca condena Estado a pagar R$ 100 mil por morte de delegado

O Estado de Alagoas foi condenado a pagar R$ 100.000,00 à viúva e à filha de um delegado morto, em 2006, em decorrência de acidente de trânsito. O autor da condenação é o juiz Giovanni Jatubá, da 4ª Vara Cível de Arapiraca. A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (23).
O delegado atuava, na época, em Delmiro Gouveia. Ele estava a caminho de uma investigação, na companhia de outro agente, quando o veículo particular em que estavam colidiu com a traseira de outro carro. O delegado faleceu no local do acidente e o agente policial, que dirigia o veículo, sofreu apenas ferimentos leves.
Devido ao falecimento, a família ingressou com ação contra o Estado, requerendo indenização por danos morais e materiais, além do pagamento de pensão por morte. Em sua defesa, o Estado de Alagoas afirmou que o acidente ocorreu por culpa exclusiva do condutor do veículo. Sustentou ainda a impossibilidade do pagamento de pensão à família, por esta já receber o benefício.
Na decisão, Giovanni Jatubá ressaltou que o condutor do carro que levava o delegado agiu com imperícia e imprudência. Ainda segundo o juiz, embora a vítima estivesse em carro particular, restou evidenciado que o deslocamento, naquela ocasião, estava sendo realizado para cumprir diligência funcional.
“O Estado deve responder pelos danos causados por seus tutelados de forma objetiva, fato que irrefutavelmente ocasionou abalo emocional aos familiares do passageiro, vítima de conduta irresponsável do condutor, este enquanto agente do Estado”.
O magistrado deferiu apenas o pedido de indenização por danos morais. A reparação material e o pagamento de pensão foram negados.
Veja também
Últimas notícias

Festival de Inverno encerra programação nesta quarta (20) com grandes shows no aniversário de Palmeira

Palmeira dos Índios celebrou 136 anos com tradicional Desfile Cívico nesta quarta-feira (20)

Após deputado alagoano Alfredo Gaspar ser confirmado relator da CPMI, Lula se reúne com Hugo Motta

Guardiões do Velho Chico: combate à pesca predatória protege vida e sustento no São Francisco

Fabio Costa é escolhido para CPMI do INSS e promete apuração rigorosa dos bilhões desviados

Prefeitura de Rio Largo assina adesão ao Selo UNICEF 2025–2028
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
