Odontóloga penedense tem trabalho reconhecido em Congresso Internacional de Saúde Pública
A odontóloga Edilaine Soares, que é Coordenadora de Saúde Bucal no município de Penedo, participou de 26 a 29 de julho do Congresso Internacional de Saúde Pública (ABRASCÂO/2018), realizado na cidade do Rio de Janeiro, onde apresentou o trabalho desenvolvido na histórica cidade alagoana, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), os direitos e a democracia.
O projeto apresentado por Edilaine teve como destaque a metodologia de trabalho abordada pela coordenação de saúde bucal. A profissional que defende o slogan “nenhum sorriso a menos’, apresentou como tema no congresso de saúde publica, “A relevância da gestão compartilhada e da cogestão para melhoria dos indicadores de saúde bucal”.
Enquanto outros expositores da pasta de saúde bucal representantes de diversas unidades federativas presentes ao congresso mostravam dados não muito favoráveis à saúde bucal na rede pública, a gestão em saúde bucal do município de Penedo, mostrou dados que foram apresentados na contramão do cenário nacional, trazendo novas perspectivas e arrancando aplausos do público presente nas apresentações.
De acordo com Edilaine Soares, os indicadores apresentados referentes aos anos de 2014 e 2015 antes da implantação da gestão compartilhada e cogestão e após a implantação mostravam o quanto o método de compartilhamento de resultados e responsabilidades foram eficazes no sistema público, fazendo valer a máxima de que juntos somos mais fortes. A metodologia aplicada pela coordenação coloca toda equipe corresponsável pelo processo de trabalho, fortalecendo a democracia na tomada de decisões de forma mais horizontal, o que implica numa maior união e cooperação por parte da tríade gestor, profissional de saúde e usuários.
“Nossa apresentação chamou a atenção dos congressistas quando apresentamos os indicadores da escovação dental supervisionada, algo que teve um aumento em mais de 100% nos anos de 2016 e 2017, após a implantação do novo processo de trabalho. Na oportunidade não pude também deixar de agradecer ao prefeito Marcius Beltrão e ao Secretário Pedro Madeiro, pelos investimentos em infraestrutura nas unidades, que sem esse apoio, não haveria como termos êxito”, concluiu Edilaine.
Veja também
Últimas notícias
Ufal abre seleção para incubação de 17 empreendimentos em Maceió e Arapiraca
Na reta final, Júlia Nunes intensifica campanha em Maceió e amplia contato com eleitores
Arapiraca e Craíbas entram em lista para receber royalties da mineração
15 municípios de Alagoas entram na lista para receber royalties da mineração
Corpo é encontrado em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Após denúncia do 7Segundos, prefeitura retira sucatas que empresário colocou na rua
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
