Professores de matemática são capacitados com metodologia inédita no Brasil

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria de Educação, deu início no último sábado (4), um processo de formação continuada inédito no país, onde professores da rede municipal passam por um processo de capacitação relacionado à Metodologia da Resolução de Problemas, o mesmo utilizado em países asiáticos como Japão e Singapura.
Lagoa da Canoa é o primeiro município brasileiro a aplicar esse tipo de metodologia entre os docentes da área. A capacitação conta com o total apoio da prefeita Tainá Veiga, da secretária municipal de Educação, Joana Darque, e do coordenador técnico, Geovan Vieira.
Apesar da metodologia estar prevista nos parâmetros curriculares nacionais, ela é pouco conhecida pelos professores brasileiros e busca incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais da área de Matemática, contribuindo para a sua valorização e crescimento profissional.
Com a aplicação desta metodologia, os estudantes tornam-se agentes ativos e críticos na construção do saber, enquanto os professores aprendem como ensinar, transformando o paradigma da dinâmica da sala de aula para promover a participação dos estudantes.
A formação prossegue até o final do ano letivo com um total de 60 horas. A metodologia é repassada pelo coordenador regional da OBMEP em Alagoas, Adelaison Peixoto.
De acordo com a prefeita Tainá Veiga, a formação visa contribuir para uma mudança de paradigma de ensino expositivo centrado no professor para um ensino ativo centrado no aluno, melhorando assim a aprendizagem.
“O nosso compromisso é desenvolver uma educação com muito mais qualidade, com ações que vão desde a estruturação física até a valorização do servidor, através de ações como essa capacitação dos professores”, frisou a prefeita.
Veja também
Últimas notícias

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Girau do Ponciano e apreende materiais ilícitos

Pastor André Valadão e esposa lamentam a morte do sobrinho de 21 anos: 'Perdemos um filho'

Programa Saúde Até Você leva atendimento para Major Izidoro e Olho D’Água das Flores

Daniel Barbosa reage à taxação de Trump: “Brasil não aceitará chantagens e pressões desleais”

Homem é preso por homicídio, tentativa de homicídio e violência doméstica em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
