Funcionário rouba avião, decola sem autorização e cai em ilha nos EUA
Um funcionário da companhia aérea Horizon Air roubou na noite desta sexta-feira (10) um avião no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, que fica no estado de Washington, Estados Unidos, decolando sem permissão e caindo pouco tempo depois.
Em entrevista à rede de TV CNN, o xerife do condado de Pierce, responsável pela área, disse que não se trata de um ato terrorista e que não havia passageiros a bordo - só o piloto, que morreu. A polícia diz que foi um ato suicida e que investiga os antecedentes do funcionário, que tinha 29 anos e trabalha como mecânico no aeroporto.
A aeronave foi roubada por volta das 20h da hora local (às 0h deste sábado, no horário de Brasília). Dois caças militares foram acionados para conter o avião roubado, mas não tiveram envolvidos na queda, segundo a polícia.
A aeronave caiu a cerca de 48 km do local da decolagem em uma área de floresta próxima à ilha de Ketron. A queda provocou fogo na mata, e equipes de bombeiros foram ao local para controlar as chamas. Segundo a polícia de Pierce, a queda foi provocada por manobras que o piloto fez enquanto estava no ar ou por sua falta de habilidade.
"As acrobacias que estava fazendo no ar ou a falta de noção de voo ocasionaram o acidente", afirmou o xerife.
Os dois vídeos a seguir foram feitos por pessoas que estavam próximas ao local do acidente. Na primeira gravação, o avião aparece fazendo "loopings" no ar.
As operações no Aeroporto de Seattle chegaram a ser prejudicadas, mas já foram retomadas. O avião roubado é um modelo Bombardier Q400, de fabricação canadense, com capacidade para transportar 76 passageiros.
O jornal "The New York Times" diz que enquanto a aeronave ainda estava no ar, autoridades deram orientações ao piloto sobre como conduzi-la. Ele, então, teria respondido: "Eu tenho muitas pessoas que se importam comigo, e elas vão ficar desapontadas quando souberem que eu fiz isso. Eu gostaria de pedir desculpas a todos, a cada uma delas. Sou apenas um cara quebrado. Tenho alguns parafusos soltos, eu acho. Nunca realmente soube até agora".
"Nossos corações estão com a família do indivíduo à bordo, assim como com os nossos funcionários da Alaska Airlines e da Horizon", disse a chefe de operações da companhia aérea em mensagem gravada.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
