Justiça

Desembargador alagoano é ouvido pelo STJ em ação sobre cobrança de propina

Por G1 e 7Segundos 04/09/2018 20h08
Desembargador alagoano é ouvido pelo STJ em ação sobre cobrança de propina
Tutmés Airan - Foto: Caio Loureiro/TJ Alagoas

O Superior Tribunal de Justiça (TJ-AL) ouviu, nesta terça-feira (4), o desembargador Tutmés Airan acusado de cobrar propina de advogada para dar sentenças favoráveis.

A assessoria do STJ confirmou a informação, mas, como o processo corre sob sigilo, não deu detalhes sobre a audiência, de seu conteúdo ou se o desembargador foi ouvido em Brasília ou por videoconferência através da Justiça Federal em Maceió. A denúncia contra Tutmés Airan foi feita pela advogada Adriana Mangabeira Wanderley, que atesta que advogados ligados ao desembargador teriam cobrado dinheiro para dar sentenças favoráveis ao pagador.

Por meio da assessoria do TJ-AL, o desembargador informou que não vai se pronunciar sobre o caso. Os advogados citados na denúncia são Luis Medeiros, Nivaldo Barbosa e Lucas Almeida. Os dois primeiros são ex-sócios do desembargador, e o terceiro, seu enteado. Na época em que o caso veio à tona, Airan classificou a denúncia como falsa e disse que a advogada entrou com a ação depois que perdeu na Justiça um processo contra a empresa Braskem S/A a respeito do pagamento de honorários. Adriana venceu o primeiro julgamento. A empresa, então, entrou com recurso junto à 3ª Vara Cível de Maceió, e o desembargador, que faz parte da Vara, decidiu por sentença não favorável à ela.