Pesquisa revela dados sobre uso da internet por crianças e adolescentes

Cerca de 25 milhões de crianças e adolescentes no Brasil tiveram acesso à internet em 2017. E o principal meio de uso foi o celular. Noventa e três por cento das crianças e jovens relataram que acessam a internet por esse meio.
Os dados são da última pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, feita pelo CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil, e divulgada nesta terça-feira, em São Paulo.
A pesquisa é realizada todo o ano para medir as oportunidades e riscos do uso da internet por crianças e adolescentes.
A pesquisa avaliou o engajamento das crianças em práticas positivas e verificou que cerca de 40% desse acesso é utilizado para se conectar com pessoas de culturas ou países diferentes, 12% usam a internet para falar sobre política e discutir os problemas de sua cidade ou país, e apenas 4% usam para participar de campanhas ou protestos.
Com relação ao ano passado, ficou estabilizado o número de crianças e adolescentes expostos a conteúdo de risco tais como formas de se suicidar, de se machucar ou sobre usos de drogas. De acordo com os pesquisadores, os números não passaram de 20% nesse quesito.
Ainda segundo a pesquisa, 70% dos pais acreditam que as crianças têm acesso seguro à internet. No entanto, Alexandre Barbosa, gerente do Cetic, Centro de Estudos da Internet, diz que esse número pode camuflar o fato dos próprios pais ainda não saberem usar a internet.
Para orientar e auxiliar os pais no uso seguro da internet pelas crianças e adolescentes, o Cetic produz material didático que pode ser encontrado no site www.internetsegura.br.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
