Tecnologia

Pesquisa revela dados sobre uso da internet por crianças e adolescentes

Por Assessoria e 7Segundos 18/09/2018 20h08
Pesquisa revela dados sobre uso da internet por crianças e adolescentes
Como eles usam a internet? - Foto: Reprodução

Cerca de 25 milhões de crianças e adolescentes no Brasil tiveram acesso à internet em 2017. E o principal meio de uso foi o celular. Noventa e três por cento das crianças e jovens relataram que acessam a internet por esse meio.

Os dados são da última pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes, feita pelo CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil, e  divulgada nesta terça-feira, em São Paulo.

A pesquisa é realizada todo o ano para medir as oportunidades e riscos do uso da internet por crianças e adolescentes.

A pesquisa avaliou o engajamento das crianças em práticas positivas e verificou que cerca de 40% desse acesso é utilizado para se conectar com pessoas de culturas ou países diferentes, 12% usam a internet para falar sobre política e discutir os problemas de sua cidade ou país, e apenas 4% usam para participar de campanhas ou protestos.

Com relação ao ano passado, ficou estabilizado o número de crianças e adolescentes expostos a conteúdo de risco tais como formas de se suicidar, de se machucar ou sobre usos de drogas. De acordo com os pesquisadores, os números não passaram de 20% nesse quesito.

Ainda segundo a pesquisa, 70% dos pais acreditam que as crianças têm acesso seguro à internet. No entanto, Alexandre Barbosa, gerente do Cetic, Centro de Estudos da Internet, diz que esse número pode camuflar o fato dos próprios pais ainda não saberem usar a internet.

Para orientar e auxiliar os pais no uso seguro da internet pelas crianças e adolescentes, o Cetic produz material didático que pode ser encontrado no site www.internetsegura.br.