Saúde

Arapiraca realiza I Simpósio sobre câncer de mama e do colo de útero

Por Assessoria 19/10/2018 11h11
Arapiraca realiza I Simpósio sobre câncer de mama e do colo de útero
Arapiraca realiza I Simpósio sobre câncer de mama e do colo de útero - Foto: Assessoria

Arapiraca realizou I Simpósio Estratégia de cuidado no câncer de mama e de colo de útero na Atenção Básica, nesta quinta-feira (18), no cineteatro do Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba. O evento integra a programação da campanha Outubro Rosa do município.

A prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, tema central do simpósio, destinado aos médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Arapiraca, foi abordado por profissionais das áreas de oncologia, ginecologia e mastologia.

Simpósio
Representando o município, participaram da abertura do evento: Glifson Magalhães, secretário de Saúde; Maria Luíza Bezerra, enfermeira e coordenadora Saúde da Mulher; Rafaella Albuquerque, coordenadora da Atenção Básica; Joana D´Árc, enfermeira e coordenadora da Rede de Oncologia, e Cristiane Araújo Nascimento, enfermeira e professora M.ª da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Palestrantes


Convidados para ministrar as palestras: Bertha Mendes, médica oncologista clínica do Ministério da Saúde e do Hospital Chama; Persis Araújo, médico mastologista, e Thiago Cajueiro, médico ginecologista obstetra.

“É muito importante ter a oportunidade de trabalhar com a Atenção Básica, a prevenção e o diagnóstico precoce, que é a grande dificuldade e, não somente em Arapiraca, mas em todo o país, no tratamento oncológico. Se o Brasil, hoje, tem mortalidade alta de câncer de mama e colo de útero, que são os tumores que a gente trabalha no Outubro Rosa, mês voltado à saúde da mulher, é porque os casos chegam em estágio avançado. Vale lembrar que o SUS é perfeito em relação ao tratamento da doença inicial, com excelência. É o mesmo tratamento feito por convênio e particular”, destacou a médica Bertha Mendes.