Outubro Rosa vira golpe no WhatsApp e gera renda para o crime
O Outubro Rosa é o mês que traz uma campanha com o objetivo de alertar as mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero — a campanha segue o Setembro Amarelo, que tocava na prevenção ao suicídio. Infelizmente, cibercriminosos estão utilizando o WhatsApp para rodar um golpe e tirar algum dinheiro disso.
Vale notar que o WhatsApp, que já é o principal canal de fake news entre as redes sociais, agora também é um dos locais em que golpes mais acontecem. O motivo? Usuários do aplicativo não costumam checar informações e compartilham textos sem pesquisar o remetente ou o conteúdo.
Segundo a Kaspersky Lab, desta vez, os cibercriminosos usam o Outubro Rosa para enganar vítimas no WhatsApp. A mensagem em questão diz que as maiores lojas do Brasil estão reunidas em prol da campanha e distribuem camisetas que apoiam a causa.
“Como em outros casos, o golpe faz uso de engenharia social, uma vez que a pessoa precisa compartilhar a promoção com seus contatos para conseguir as camisetas que estão sendo distribuídas”, explica a Kaspersky. “No primeiro momento, a vítima entra em um site falso e é convidada a responder um questionário feito em três etapas: “Você já participou da campanha Outubro Rosa?”, “Você é a favor da campanha na luta contra o câncer?”, “Qual o tamanho da sua camiseta?’”.
Após responder as questões, a vítima é levada para um site que exige a instalação de uma rede privada virtual (VPN). Dessa maneira, o cibercriminoso consegue monetizar o golpe.
Para se proteger, é sempre recomendado desconfiar de mensagens e anúncios no Facebook: essa é a mais nova modalidade dos golpistas, que têm usado especialmente as redes sociais para disseminar o golpe. Duvide também de supostas ofertas recebidas por app de mensagem, como o WhatsApp. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, abra o navegador, navegue até o site do varejista e busque o produto anunciado.
Também não clique em links: principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
