Brasileiros no Japão, na Austrália e Nova Zelândia votam antes
A votação fora do Brasil é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
As votações começam hoje (27) para eleitores brasileiros que moram no Japão, na Austrália e Nova Zelândia. Como o fuso horário nestes países está à frente do Brasil, os eleitores vão às urnas mais cedo. No exterior, os eleitores votam exclusivamente para presidente da República. O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil.
No total, se cadastraram para votar no primeiro e segundo turno das eleições, no exterior, 500.727 brasileiros s 138 postos eleitorais, em 171 cidades de 100 países, nos quais o Brasil tem representação diplomática.
A votação fora do Brasil é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal com apoio da rede consultar brasileira nos países. As seções eleitorais no exterior funcionam, em geral, nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais que existam serviços do governo brasileiro, segundo o Itamaraty.
As maiores comunidades de brasileiros estão espalhadas por cidades nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha. Pela experiência no primeiro turno das eleições, somente 40% dos eleitores cadastrados costumam votar.
Dificuldades de locomoção, despesas elevadas e também questões climáticas costumam influenciar negativamente o eleitor, que por vezes deixa de votar, mesmo sendo obrigatório.
Veja também
Últimas notícias
Homem é assassinado dentro de casa no município de Novo Lino
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro do Martins
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
