Substância presente em peixes e legumes combate doenças do coração
Praticamente todo mundo já sabe que consumir legumes e peixe é ótimo para a saúde por diversos motivos. E agora cientistas da Universidade de Medicina de Varsóvia (Polônia) identificaram mais um benefício desses alimentos. Eles descobriam que o composto N-óxido de trimetilamina (TMAO), encontrado em legumes, pescados e também em frutos do mar, pode ajudar no combate a problemas no coração.
No estudo feito em animais e publicado no periódico American Journal of Physiology, os pesquisadores concluíram que o tratamento com baixas doses da substância é capaz de reduzir o espessamento do coração e marcadores de insuficiência cardíaca.
Para chegar à conclusão, a equipe usou ratos que tinham tendência genética para desenvolver pressão alta. Os roedores foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu suplementos com baixa dose de TMAO; já o segundo não consumiu a substância.
O primeiro grupo foi observado por 12 semanas e o segundo, por 56. Em ambos, foram avaliados danos cardíacos, renais e pressão arterial.
O tratamento com TMAO não impediu o desenvolvimento de hipertensão em nenhum dos ratos. No entanto, a saúde cardiovascular dos animais que receberam o composto foi melhor que o esperado, mesmo após mais de um ano de tratamento com baixa dose do composto.
Veja também
Últimas notícias
Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar
OAB/AL defende celeridade em apurações e afastamento cautelar de ministros
Permissionários da Praça da Faculdade recebem boxes e certificados em Maceió
Segunda Consulta Pública do PlanMobi define diretrizes para a mobilidade urbana
Lucas Barbosa reforça compromisso com as mulheres alagoanas durante encontros em Arapiraca
Prefis 2026 termina nesta sexta-feira após mais de 10 mil atendimentos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
