FPI interdita abatedouro clandestino em Santana do Ipanema
Abate clandestino
Um abatedouro clandestino que funcionava na periferia de Santana do Ipanema, município do Sertão alagoano, foi interditado na noite desta terça-feira (13) pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Os abatedores foram pegos em flagrante enquanto cortavam a carne dos animais. Dois grandes caldeirões cozinhavam as vísceras de cinco porcos abatidos momentos antes da chegada da equipe de fiscalização. Estes já se encontravam armazenados em um casebre de madeira, aos fundos do terreno, sem qualquer apego à higiene ou inspeção sanitária.
Em meio aos caldeirões e grandes mesas de corte, cabeças de porcos penduradas com guinchos escorriam sangue fresco que molhava o chão, dividido entre cachorros, gatos e crianças que transitavam normalmente. O abatedouro funcionava aos fundos de um aglomerado de pequenas casas onde mora uma só família, todos vivendo direta ou indiretamente do abate clandestino.
Devido à situação social e econômica da família, apenas os dois líderes do abatedouro foram encaminhamos à Delegacia Regional de Santana do Ipanema e responsabilizados criminalmente com base no artigo 54 da Lei 9605/98 de crimes ambientais, popularmente conhecida como Lei da Vida, com pena de um a quatro anos, sendo passível de fiança.
Os representantes do IMA ainda lavraram dois autos de infração por falta de licença ambiental e por lançamento de resíduos. Juntas, as multam superam o valor de seis mil reais. Já a Adeal encaminhou os porcos abatidos, mais de 300 quilos de carne, para incineração.
“Percebemos que as pessoas não tinham a informação necessária. São cinco pessoas da mesma família que só vivem disso. O impacto vai ser muito grande e é bastante provável que eles não voltem a trabalhar com isso”, contam os técnicos da equipe Produtos de Origem Animal e Produtos Perigosos, formada por membros do BPA, Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas), CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), CREA, IMA, PRF e MP/AL.
Veja também
Últimas notícias
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Defesa de Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar após laudo de peritos da Polícia Federal
[Vídeo] Família que perdeu casa em incêndio mobiliza campanha para reconstruir imóvel em Arapiraca
Vacina que previne bronquiolite em recém-nascidos chega a Palmeira dos Índios
Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido na rodovia AL-105
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
