Mecânico brasileiro é linchado e enforcado no interior da Bolívia
A família da vítima tenta levantar R$ 15 mil para levar o corpo até Santana, no Amapá

Um brasileiro de 32 anos morreu na Bolívia na última segunda-feira (19), vítima de espancamento seguido de enforcamento, na principal praça de San Julian, na Bolívia.
A família do mecânico Vinícius Chagas Maciel tenta levantar R$ 15 mil para levar o corpo até Santana, no Amapá, onde o homem morava antes de se mudar para a Bolívia, há cerca de sete meses.
A tia do amapaense, a dona de casa Irone Maciel, 38, disse que gravaram a morte do sobrinho com um celular. "Bateram nele e o levaram até uma praça. Amarraram o pescoço dele com corda e o enforcaram em uma árvore."
O motivo para o assassinato, segundo a imprensa local, teria sido uma suposta tentativa de assalto. Maciel teria acompanhado um amigo, que foi cobrar a dívida de um agricultor, e ambos teriam anunciado o roubo. O amigo fugiu e Maciel foi morto. Essa versão é questionada pela família.
No vídeo, de acordo com Irone, Maciel fala que acompanhava o amigo para fazer a cobrança.
A tia do mecânico diz que ele estava feliz. "Ia começar o processo para estudar medicina." A mãe do mecânico vive à base de remédios desde que soube da morte do filho. "Ela não sabe como ele foi morto. Não a deixamos ver jornais", diz Irone. O governo do Amapá foi procurado, mas não respondeu.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informa que o consulado em Santa Cruz de La Sierra (a 31 km de San Julian) foi instruído a auxiliar nos procedimentos documentais e logísticos e acompanhar o início das diligências policiais.
"A Embaixada em La Paz foi instruída a manifestar às autoridades bolivianas repúdio ao crime que vitimou o cidadão brasileiro, instando-as a procederem às investigações necessárias com toda a celeridade e rigor", afirma o Itamaraty.
O ministério diz ainda lamentar o assassinato do brasileiro e informa estar em contato direto com os familiares e oferecendo apoio, junto ao consulado em Santa Cruz. Com informações da Folhapress.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
