Anistia Internacional condena uso de força contra protestos de caminhoneiros
Em nota, a Anistia Internacional afirmou na noite desta sexta-feira (25) que a “autorização e convocação do uso das Forças Armadas para desocupar as rodovias obstruídas por caminhoneiros em greve é extremamente preocupante”.
“O papel das Forças Armadas não é atuar em protestos, manifestações e greves. A liberdade de expressão e manifestação são um direito humano”, diz a nota.
De acordo com o órgão, o uso de Forças Armadas pode levar a uma escalda da violência e “um passo inadmissível no caminho da militarização da gestão das políticas públicas”, afirma Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil.
Em pronunciamento no início da tarde desta sexta-feira (25), no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer disse que autorizou o uso de forças federais de segurança para desbloquear estradas ocupadas por caminhoneiros. A decisão foi tomada após a quebra de um acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite desta quinta-feira (24), que definia o fim da greve.
No fim da tarde, o ministro do STF (Supremo Superior Federal) Alexandre Moraes autorizou o uso da força para desbloquear rodovias. O governo também editou um decreto que autoriza homens das Forças Armadas a conduzir os caminhões para garantir abastecimento da população, conforme anunciaram os ministros Eliseu Padilha e Raul Jungmann, em entrevista coletiva à imprensa.
No Paraná, a governadora Cida Borghetti anunciou que o diálogo e as negociações com os caminhoneiros devem “prevalecer” no Estado. O Secretário de Segurança Pública, Júlio Reis, disse que o Estado avalia com serenidade o momento, mas que as forças de segurança estão prontas para atuar. “Avaliando com muita serenidade essa questão, porque são 240 pontos. Não é qualquer medida, qualquer ação policial, que resolveria isso. Então, estamos de prontidão, mas sem nenhuma ação determinada”.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
