Anistia Internacional condena uso de força contra protestos de caminhoneiros
Em nota, a Anistia Internacional afirmou na noite desta sexta-feira (25) que a “autorização e convocação do uso das Forças Armadas para desocupar as rodovias obstruídas por caminhoneiros em greve é extremamente preocupante”.
“O papel das Forças Armadas não é atuar em protestos, manifestações e greves. A liberdade de expressão e manifestação são um direito humano”, diz a nota.
De acordo com o órgão, o uso de Forças Armadas pode levar a uma escalda da violência e “um passo inadmissível no caminho da militarização da gestão das políticas públicas”, afirma Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil.
Em pronunciamento no início da tarde desta sexta-feira (25), no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer disse que autorizou o uso de forças federais de segurança para desbloquear estradas ocupadas por caminhoneiros. A decisão foi tomada após a quebra de um acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite desta quinta-feira (24), que definia o fim da greve.
No fim da tarde, o ministro do STF (Supremo Superior Federal) Alexandre Moraes autorizou o uso da força para desbloquear rodovias. O governo também editou um decreto que autoriza homens das Forças Armadas a conduzir os caminhões para garantir abastecimento da população, conforme anunciaram os ministros Eliseu Padilha e Raul Jungmann, em entrevista coletiva à imprensa.
No Paraná, a governadora Cida Borghetti anunciou que o diálogo e as negociações com os caminhoneiros devem “prevalecer” no Estado. O Secretário de Segurança Pública, Júlio Reis, disse que o Estado avalia com serenidade o momento, mas que as forças de segurança estão prontas para atuar. “Avaliando com muita serenidade essa questão, porque são 240 pontos. Não é qualquer medida, qualquer ação policial, que resolveria isso. Então, estamos de prontidão, mas sem nenhuma ação determinada”.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
