Cultura

Projeto "Raízes de Arapiraca" traz documentário sobre Professor Valdemar

Valdemar é uma figura histórica importante na cidade.

Por Assessoria 24/11/2018 10h10
Projeto 'Raízes de Arapiraca' traz documentário sobre Professor Valdemar
Projeto "Raízes de Arapiraca" traz documentário sobre Professor Valdemar - Foto: Assessoria

"Não é nenhuma exclusividade, mas reunir a família e fazer a apresentação do documentário sobre sua vida. Já fizemos isso com outras 36 personalidades que fizeram e ainda continuam fazendo história em Arapiraca, com suas próprias palavras", disse  na manhã desta sexta-feira (23), ao término da apresentação na Sala 3 do Cinema do Arapiraca Garden Shopping, do documentário do professor Valdemar Oliveira de Macêdo, uma das personalidades retratadas no Projeto Raízes de Arapiraca, o deputado estadual e idealizador do projeto Ricardo Nezinho.

Nascido em 1935, no Riacho Piauí, hoje Bananeira, professor Valdemar, como é conhecido, tem uma memória invejável por narrar nos mínimos detalhes o cotidiano de Arapiraca, ainda quando a cidade tinha uma população de aproximadamente 45 mil habitantes na década de 50.

Durante toda a apresentação do documentário, que também foi acompanhado pelo próprio deputado Ricardo Nezinho, Professor Valdemar, não desviou um só minuto os olhos da grande tela, recebendo o carinho dos filhos, Carlos Macedo, da nora Benilde Ventura e a sobrinha, Bernardete Lima da Silva.

Para o filho Carlos, o que mais o deixou emocionado foi o esmero com que a equipe de produção apresentou no extenso trabalho. 

"Digo sem medo de errar que o documentário é digno de grandes documentários do sul do país. Cada segundo de gravação nos faz voltar ao tempo em que éramos crianças ao lado do nosso pai e da nossa mãe" , disse ele.

Ao ser encerrada a apresentação, a família do Professor Valdemar, bastante emocionada, aplaudiu de pé, agradecendo o empenho e a dedicação de cada integrante da produção.