Hospital de Arapiraca investe em segurança para pacientes

Para o Hospital Regional de Arapiraca, a segurança daqueles que precisam de internação está em primeiro lugar. Por isso, a instituição possui um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
Preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e instituído no Brasil em 2013, o objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado com a segurança do paciente evitando, assim, a presença de eventos que possam causar dano permanente ou morte - mesmo que não intencionais.
Composto por uma equipe multiprofissional, os protocolos de segurança baseiam-se em identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar aas mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
De acordo com o diretor médico do Hospital Regional, Ulisses Pereira, a existência do NSB demonstra o comprometimento da instituição, promovendo maior segurança para os pacientes, profissionais e ambiente hospitalar.
“Eventos adversos como queda do paciente, erros de medicação, falha na identificação, entre outros, fazem parte da prevenção na rotina do hospital. Não podemos negligenciar os fatores que podem surgir na rotina médica”, destacou.
A articulação dos processos de trabalhos e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além da articulação com diferentes áreas intra-hospitalares que trabalhem com riscos na instituição é função primordial do NSB. Afinal, o paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.
O Núcleo é constituído pela Resolução de Diretoria Colegiada, a RDC/Anvisa, nº 36/2013 que estabelece a gestão de riscos.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
