Polícia

Renato "Fuzil", integrante do PCC, é preso em Pernambuco

Prisão foi realizada em ação conjunta da PF e PM de Pernambuco e o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM)

Por 7segundos, com agências 20/12/2018 08h08
Renato 'Fuzil', integrante do PCC, é preso em Pernambuco
Objetos apreendidos com Renato - Foto: Cortesia

Apontado como integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Renato Carvalho de Azevedo, 28, conhecido como 'Fuzil', foi preso nesta terça-feira (18), em uma operação conjunta que contou com a participação das Polícias Militar e Federal de São Paulo e da Polícia Militar de Pernambuco.Fuzil é suspeito de ter executado mais de 200 pessoas.

Informações repassadas pelas autoridades paulistas apontavam que Renato 'Fuzil' estaria escondido em um edifício de classe média alta, localizado na Rua Fernão Dias Paes, no bairro de Maurício de Nassau, em Pernambuco. A partir da informação foi montada uma ação conjunta entre a PF e PM de Pernambuco e o 4º Batalhão da PM (BPM), para prender o acusado.

Renato “Fuzil” foi detido quando estava em casa, acompanhado da esposa e dois filhos. No apartamento, que fica no 11º de um edifício, na Rua Fernão Dias Paes, os policiais encontraram 80 munições, 70 gramas de maconha, seis aparelhos celulares, quatro facas e uma pistola calibre 380, escondida em um guarda-roupa, com dois carregadores sem documentação. Na garagem, os policiais encontraram três carros, com os chassis adulterados, e uma moto.

O acusado, de acordo com a Polícia Federal, confessou, em depoimento que chegou em Pernambuco há quinze dias e que estava recebendo ajuda financeira da organização para o sustento da sua família. Ainda conforme o depoimento, antes, ele estava escondido em Campinas (SP) por causa da Operação Echelon, que prendeu diversos integrantes do PCC no estado. Ele ainda afirmou que já perdeu as contas de quantas execuções praticou com arma de fogo, além de enforcamentos contra membros da própria organização que não cumpriram as ordens.

Remato contou ainda que participou de diversos confrontos, armado com fuzil, contra integrantes do Comando Vermelho (CV) e mediou alguns julgamentos, que decidiam sobre as execuções, sendo da facção rival ou do próprio PCC.

Depois de fazer exames no Instituto Médico legal, nesta quarta-feira (19), o acusado foi encaminhado para a audiência de custódia onde foi confirmada a sua prisão preventiva. Ele permanecerá à disposição da Justiça de Pernambuco no sistema prisional de Limoeiro, no Agreste do estado.