Economia

Comércio de Arapiraca comemora bons resultados com lojas abertas aos domingos

Divulgação ajudou a movimentar as ruas nos fins de semana antes do Natal e do Ano Novo

Por Patrícia Bastos 02/01/2019 12h12
Comércio de Arapiraca comemora bons resultados com lojas abertas aos domingos
Comércio em Arapiraca - Foto: Josival Menezes / 7Segundos

Apesar dos altos e baixos no setor varejista em Arapiraca durante o ano, os comerciantes que apostaram em fazer concorrência ao shopping e abrir nos dois domingos que anteceram os feriados de Natal e de Ano Novo, tiveram uma grata surpresa. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), a maioria dos empresários aprovou a abertura das lojas nos fins de semana.

"Ainda estamos fazendo um levantamento sobre o dia 30, perguntando a opinião dos empresários que abriram nesse dia, mas a movimentação nas ruas foi satisfatória. Em relação ao dia 23, o resultado foi positivo principalmente para aquelas lohjas que vendem produtos a preços populares", afirmou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.

De acordo com ele, de maneira geral, o balanço de dezembro de 2018 foi pior que o do mesmo período do ano anterior. Mas, as "compras de última hora" provocaram uma melhora no quadro. "Se o movimento não teve a melhora esperada para o período, o jeitinho brasileiro de deixar tudo para a última hora fez com que valesse a pena abrir nos domingos", disse.

Os resultados positivos, de acordo com Malta, se deveram também ao intenso trabalho de divulgação de que o comércio abriria as portas, não só no município de Arapiraca, como em cidades vizinhas. E parte do movimento registrado nesses dias foi justamente de populares vindos dessas regiões para fazer compras na cidade.

Apesar do fôlego tomado com dois dias de faturamento acima da média, os comerciantes de Arapiraca vinham desanimados com os resultados de todo o ano. A exceção, segundo Wilton Malta, são as lojas de produtos populares, que puderam comemorar aumento nas vendas.

"Fora as exceções, o ano de 2018 foi pior que 2017, de maneira geral. Tirando uma ou outra empresa, até mesmo nesse período de fim de ano, em que se espera um aumento das vendas, muitas empresas que esperavam fazer um número maior de contratações temporárias não fizeram, enquanto outras chegaram a demitir, por conta da situação difícil", declarou o presidente do Sindilojas.