Saúde promove palestra em alusão ao Janeiro Roxo
Palestras e orientações foram realizadas na UBS Baixão

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), uma palestra em alusão ao “Janeiro Roxo”.
Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinete Francisca Nunes, localizada no bairro Baixão, receberam orientações de como prevenir, identificar e tratar a hanseníase.
Os alunos do curso de enfermagem da UFAL alertaram os pacientes que a doença é infecciosa e contagiosa, causa manchas embranquecidas ou avermelhadas, além de alterar a sensibilidade da pele.
A coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Maria Salésia, informou que as ações acontecerão não só neste mês de conscientização da doença, mas durante todo o ano.
“Já fizemos a programação para 2019. Diversas entidades já nos procuraram e com certeza continuaremos auxiliando a população”, garantiu Salésia.
Por se tratar de uma doença ‘silenciosa’, a maior dificuldade dos profissionais da Saúde é identificá-la. Quando este diagnóstico é feito no início, o tratamento dura de cinco meses à um ano e as chances de cura são maiores.
Durante as aulas da matéria Saúde do Idoso I, do curso de enfermagem, os alunos adquirem habilidades de realizar atividades como Educação em Saúde (informação para os pacientes), em Educação em Serviço (treinamentos para os servidores) e atendimento em geral.
“Aproveitamos a oportunidade do Janeiro Roxo e firmamos parceria com a Secretaria de Saúde para realizarmos o evento que está dentro das atribuições da matéria”, informou o professor do curso de enfermagem, Victor Santos.
Veja também
Últimas notícias

Estados, incluindo Alagoas, aumentam ICMS de importação a partir de 1º de abril

Homens atentam contra passageiro e mototaxista morre por engano em São Miguel dos Campos

Grave acidente envolvendo lancha deixa homem e criança feridos na praia do Gunga

Quatro armas e 130kg de drogas são apreendidas durante operação nacional de combate ao crime

Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Sequestrador de Ingrid Vitória morre após reagir a abordagem policial
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
