Saúde promove palestra em alusão ao Janeiro Roxo
Palestras e orientações foram realizadas na UBS Baixão
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), uma palestra em alusão ao “Janeiro Roxo”.
Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinete Francisca Nunes, localizada no bairro Baixão, receberam orientações de como prevenir, identificar e tratar a hanseníase.
Os alunos do curso de enfermagem da UFAL alertaram os pacientes que a doença é infecciosa e contagiosa, causa manchas embranquecidas ou avermelhadas, além de alterar a sensibilidade da pele.
A coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Maria Salésia, informou que as ações acontecerão não só neste mês de conscientização da doença, mas durante todo o ano.
“Já fizemos a programação para 2019. Diversas entidades já nos procuraram e com certeza continuaremos auxiliando a população”, garantiu Salésia.
Por se tratar de uma doença ‘silenciosa’, a maior dificuldade dos profissionais da Saúde é identificá-la. Quando este diagnóstico é feito no início, o tratamento dura de cinco meses à um ano e as chances de cura são maiores.
Durante as aulas da matéria Saúde do Idoso I, do curso de enfermagem, os alunos adquirem habilidades de realizar atividades como Educação em Saúde (informação para os pacientes), em Educação em Serviço (treinamentos para os servidores) e atendimento em geral.
“Aproveitamos a oportunidade do Janeiro Roxo e firmamos parceria com a Secretaria de Saúde para realizarmos o evento que está dentro das atribuições da matéria”, informou o professor do curso de enfermagem, Victor Santos.
Veja também
Últimas notícias
Mulher fica ferida após colisão em cruzamento no bairro Eldorado, em Arapiraca
Cartão de inscrição do concurso da Guarda Municipal de Maceió está disponível
Morte de criança reforça cobrança de Deputado Fabio Costa por penas mais duras
Renato Filho destaca complexo esportivo do Pilar como modelo de inclusão
Donos de pousada e eletricista viram réus por mortes de mãe e filho em Maragogi
Acusado de causar prejuízo de mais de R$ 30 mil com furto é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
