Saúde promove palestra em alusão ao Janeiro Roxo
Palestras e orientações foram realizadas na UBS Baixão
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), uma palestra em alusão ao “Janeiro Roxo”.
Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinete Francisca Nunes, localizada no bairro Baixão, receberam orientações de como prevenir, identificar e tratar a hanseníase.
Os alunos do curso de enfermagem da UFAL alertaram os pacientes que a doença é infecciosa e contagiosa, causa manchas embranquecidas ou avermelhadas, além de alterar a sensibilidade da pele.
A coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Maria Salésia, informou que as ações acontecerão não só neste mês de conscientização da doença, mas durante todo o ano.
“Já fizemos a programação para 2019. Diversas entidades já nos procuraram e com certeza continuaremos auxiliando a população”, garantiu Salésia.
Por se tratar de uma doença ‘silenciosa’, a maior dificuldade dos profissionais da Saúde é identificá-la. Quando este diagnóstico é feito no início, o tratamento dura de cinco meses à um ano e as chances de cura são maiores.
Durante as aulas da matéria Saúde do Idoso I, do curso de enfermagem, os alunos adquirem habilidades de realizar atividades como Educação em Saúde (informação para os pacientes), em Educação em Serviço (treinamentos para os servidores) e atendimento em geral.
“Aproveitamos a oportunidade do Janeiro Roxo e firmamos parceria com a Secretaria de Saúde para realizarmos o evento que está dentro das atribuições da matéria”, informou o professor do curso de enfermagem, Victor Santos.
Veja também
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
