Saúde promove palestra em alusão ao Janeiro Roxo
Palestras e orientações foram realizadas na UBS Baixão
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), uma palestra em alusão ao “Janeiro Roxo”.
Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinete Francisca Nunes, localizada no bairro Baixão, receberam orientações de como prevenir, identificar e tratar a hanseníase.
Os alunos do curso de enfermagem da UFAL alertaram os pacientes que a doença é infecciosa e contagiosa, causa manchas embranquecidas ou avermelhadas, além de alterar a sensibilidade da pele.
A coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Maria Salésia, informou que as ações acontecerão não só neste mês de conscientização da doença, mas durante todo o ano.
“Já fizemos a programação para 2019. Diversas entidades já nos procuraram e com certeza continuaremos auxiliando a população”, garantiu Salésia.
Por se tratar de uma doença ‘silenciosa’, a maior dificuldade dos profissionais da Saúde é identificá-la. Quando este diagnóstico é feito no início, o tratamento dura de cinco meses à um ano e as chances de cura são maiores.
Durante as aulas da matéria Saúde do Idoso I, do curso de enfermagem, os alunos adquirem habilidades de realizar atividades como Educação em Saúde (informação para os pacientes), em Educação em Serviço (treinamentos para os servidores) e atendimento em geral.
“Aproveitamos a oportunidade do Janeiro Roxo e firmamos parceria com a Secretaria de Saúde para realizarmos o evento que está dentro das atribuições da matéria”, informou o professor do curso de enfermagem, Victor Santos.
Veja também
Últimas notícias
Distribuição de leite de vaca é suspensa em AL; Estado pede novo aporte federal
Mulher morre após se afogar na praia da Pajuçara, em Maceió
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas na zona rural de Arapiraca
Censo Agropecuário oferece 421 vagas para recenseadores em Alagoas
Presidente do Paraguai apresenta renúncia em meio a crise em banco no país
Pela primeira vez Maceió recebe Copa de Handebol Master Paraíso das Águas
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
