Saúde

Maceió inicia campanha de Luta contra a Hanseníase no domingo

O último domingo de janeiro foi instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, criado pela ONU, em 1954

Por Redação com assessoria 25/01/2018 16h04
Maceió inicia campanha de Luta contra a Hanseníase no domingo
Maceió inicia campanha de Luta contra a Hanseníase no domingo - Foto: Reprodução

Em Maceió, a campanha de combate à Hanseníase tem abertura oficial no próximo domingo (28), às 10 horas, no Shopping Pátio Maceió e depois se estende para outros locais da capital. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  informarão sobre os sinais e sintomas da doença. A programação foi montada para alcançar toda a população, bem como profissionais de saúde.

O público-alvo são homens na faixa etária de 20 a 49 anos, considerando esta uma importante parcela da população com alto risco de adoecimento, assim como as pessoas do sexo masculino com 60 anos ou mais, por se tratar de um grupo com alto risco de detecção e de acometimento pelas incapacidades físicas devido a hanseníase.

O último domingo de janeiro foi instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, criado pela ONU, em 1954, com o objetivo de alertar a população sobre a doença, envolvendo o máximo possível de pessoas e segmentos. Este ano, a Campanha Janeiro Roxo traz o slogan Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou tem o objetivo de demonstrar a importância do diagnóstico.

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase é uma doença curável, porém exige um tratamento prolongado. Ela é causada pela bactéria Bacilo de Hasen, que causa lesão nos nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Não há necessidade de isolamento e o SUS fornece a mediação necessária para recuperação dos portadores da doença.