Comitê do São Francisco, ANA e Chesf monitoram propagação dos rejeitos de Brumadinho
Entidades e companhia terão atividades impactadas pelo rompimento de barragem em Minas Gerais
Antes mesmo do anúncio de que o rio São Francisco irá receber os rejeitos da barragem de Brumadinho em meados de fevereiro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) já estavam monitorando a propagação da onda de lama, que já atingiu a nascente do rio Paraoapeba, que engloba 48 municípios e que tem, na sua foz, a represa de Três Marias.
A ANA, junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está divulgando boletins diários sobre o impacto da ruptura da barragem do Complexo do Feijão, monitorando, inclusive, a qualidade da água em vários pontos do rio Paraoapeba.
A direção do CBHSF, desde o último sábado, solicitou que a Agência Peixe Vivo faça acompanhamento, em caráter emergencial, sobre a situação, mentando contato com as demais entidades e com órgãos do governo de Minas Gerais.
O presidente da entidade, Anivaldo Miranda, também solicitou que seja analisado o tipo de apoio concreto que o CBHSF pode oferecer com os recursos oriundos da Cobrança pelo Uso da Água e dentro dos marcos legais à bacia hidrográfica do Rio Paraopeba e outras instituições públicas.
Por meio de nota, a Chesf informou que está acompanhando a disseminação da onde de rejeitos da barragem de Brumadinho.
Veja a nota:
?A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que vem monitorando, com toda atenção, a propagação dos rejeitos da barragem de Brumadinho.
A Diretoria está em contato direto com as entidades competentes de Minas Gerais e do Governo Federal, inclusive com a Agência Nacional de Águas (ANA).
As providências estão sendo adotadas para minizar os impactos no rio São Francisco.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil avança nas investigações sobre acidente com ônibus de romeiros com extração de dados do GPS
[Vídeo] Meses após denúncia, risco de queda de poste continua preocupando moradores em Feira Grande
Polícia prende homem acusado de furtar equipamentos de internet em mais de 20 cidades de Alagoas
Alexandre Ayres completa três anos de mandato com foco em saúde e inclusão social em Alagoas
Hemoal abre em horário especial para doação de sangue durante o Carnaval; confira!
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
