Militares israelenses deixam Brumadinho (MG) nesta quinta
A ajuda de Israel no desastre causado pelo rompimento da barragem da Vale foi oferecida pelo premiê de Israel, Benjamin Netanyahu
Após quatro dias de atuação no resgate das vítimas na região de Brumadinho (MG), onde uma barragem de rejeitos da mineradora Vale se rompeu na última sexta-feira, os militares das Forças de Defesa de Israel deixarão o Brasil nesta quinta-feira (31). O Palácio do Planalto já foi informado retorno deles ao país, o que deve acontecer às 15h.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foi feita na manhã de hoje uma homenagem aos 136 militares israelenses que desembarcaram no domingo (27) em Minas Gerais, no quartel do 12º batalhão do Exército Brasileiro. A corporação afirmou, no entanto, não saber que horas eles embarcarão de volta para Israel.
A ajuda de Israel no desastre causado pelo rompimento da barragem da Vale foi oferecida pelo premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Além da tropa, o exército também trouxe e 16 toneladas de equipamentos para ajudar as autoridades brasileiras nas buscas.
O comandante das operações de resgate, o tenente-coronel Eduardo Ângelo, chegou a afirmar que os equipamentos trazidos pela missão "não eram efetivos para esse tipo de desastre". O embaixador de Israel no Brasil , Yossi Shelley, rebateu às críticas afirmando que "há ciúmes na atuação do país”.
Na segunda-feira, Shelley afirmou que o sonar trazido pelos israelenses foi usado na missão, mas a informação foi contradita pelo tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, que declarou que as equipes ainda estavam estudando a melhor forma de empregar os equipamentos trazidos por Israel, pois eles seriam mais úteis em áreas em que os corpos estariam em maior profundidade na lama.
Na entrevista coletiva dada nesta quarta-feira, Aihara contou que os equipamentos disponibilizados pelo Exército israelense foram muito importantes na primeira fase dos trabalhos da equipe de resgate, mas que agora, entrando em outra fase, alguns deles não precisaram ser mais utilizados.
Veja também
Últimas notícias
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
