Índios dizem que filha adotiva de Damares foi levada irregularmente
Hoje com 20 anos, Lulu Kamayurá deixou aldeia com 6
![Índios dizem que filha adotiva de Damares foi levada irregularmente](https://img.7segundos.com.br/TQ7vnBhw3LaRpwWeK7LhmK6csxA=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/119231-damares_jpg.jpeg)
Índios da aldeia Kamayurá, localizada no centro da reserva indígena do Xingu, no norte do Mato Grosso, afirmaram à revista Época que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, levou Kajutiti Lulu Kamayurá, à época com seis anos, irregularmente da tribo. Damares apresenta Lulu, hoje com 20 anos, como sua filha adotiva, mas a adoção nunca foi formalizada legalmente, conforme a própria ministra já admitiu em entrevista à TV Globo.
Segundo os índios, Lulu deixou a aldeia levada pela amiga e braço direito de Damares, Márcia Suzuki, sob o pretexto de fazer um tratamento dentário na cidade, mas nunca mais voltou. Márcia fundou, junto com Damares, a ONG Atini, cuja bandeira é salvar crianças indígenas do infanticídio. "Márcia veio na Kuarup (festa tradicional em homenagem aos mortos), olhou os dentes todos estragados (de Lulu) e falou que ia levar para tratar", contou Mapulu, pajé kamayurá e irmã do cacique.
Em resposta a questionamentos da revista, a ministra afirmou que a família biológica da filha adotiva a visita regularmente. Perguntada porque a criança não voltou à aldeia após o tratamento dentário, Damares disse que Lulu retornou ao Xingu para visitas. "Ela deixou o local com a família e jamais perdeu o contato com seus parentes biológicos." Os índios, por sua vez, dizem que a primeira visita de Lulu só aconteceu há cerca de dois anos. A questão sobre não ter adotado formalmente a menina foi ignorada pela ministra.
Segundo a revista, para estar de acordo com a lei, a adoção de uma criança indígena precisa passar pelo crivo da Justiça Federal e da Justiça comum. A adoção, ou mesmo a guarda ou a tutela, também dependem do aval da Funai. No processo, uma equipe de estudos psicossociais deve analisar se há vínculos entre a criança e o adotante e se a família mais extensa corrobora a adoção. No caso dos indígenas, deve ser ouvida a aldeia.
Os relatos dos índios contam que a mãe biológica da criança não tinha condições de cuidar dela e que Piracumã, o tio da menina, teve a ideia de deixá-la aos cuidados da vó paterna, Tanumakaru. A aldeia, no entanto, sofria com escassez de comida e remédios, e Lulu chegou a ficar desnutrida. À época, chegou a ser levada de avião por servidores que cuidam da saúde dos indígenas na região. Depois se recuperou, mas ficou com a dentição torta pelo uso de mamadeira.
"Chorei, e Lulu estava chorando também por deixar a avó. Márcia levou na marra. Disse que ia mandar de volta, que quando entrasse de férias ia mandar aqui. Cadê?", disse, em tupi, a avó, hoje quase octogenária. Questionada sobre se sabia, no momento da partida de Lulu, que ela não mais retornaria, respondeu: "Nunca".
Em diversas ocasiões, a ministra fez críticas aos costumes indígenas. Em 2013, em um culto, Damares disse que além de Lulu ter sido salva do infanticídio e ter sido maltratada pela miséria dos kamayurás, a menina seria escrava do próprio povo.
As acusações de infanticídio e maus-tratos feitas pela ministra são rebatidas pelos kamayurás. "Quem sofreu mesmo, quem ficava acordada fazendo mingau, era a vovó Tanumakaru, não a Damares. Ajudei a buscar leite nessa época", disse a pajé Mapulu.
Os índios, porém, não negam que sacrificavam crianças no passado. No caso de Lulu, foi Piracumã, o tio da criança, quem insistiu para a mãe não enterrar o bebê. "Antigamente, tinha o costume de enterrar. Hoje, a lei mudou", completou Mapulu. Com informações do Estadão Conteúdo.
Veja também
Últimas notícias
![Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo](https://img.7segundos.com.br/I4wNeqlspU9A71Z7_1gpewCqlC8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/aplicativo-0410211424.webp)
Redes da Meta facilitam aplicação de golpes financeiros, aponta estudo
![STF teria que ir contra precedente para mudança na Ficha Limpa não beneficiar Bolsonaro](https://img.7segundos.com.br/AX3DMWYvw1pUWNN7W2xGoV8vWlw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/naom-6746f5f657875.webp)
STF teria que ir contra precedente para mudança na Ficha Limpa não beneficiar Bolsonaro
![Dólar cai para R$ 5,76 e fecha no menor nível desde novembro](https://img.7segundos.com.br/feRbo9fBHNbtyrTWcI4lMzz2iqU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/dolar-moeda-0803221207.jpg)
Dólar cai para R$ 5,76 e fecha no menor nível desde novembro
![Avião de pequeno porte cai em avenida da Zona Oeste de SP e bate em ônibus](https://img.7segundos.com.br/br_IzmmhtWFfZD04-QoCwK6451c=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bdsp-globocop-20250207-0600-frame-169708.avif)
Avião de pequeno porte cai em avenida da Zona Oeste de SP e bate em ônibus
![Homem é preso por ameaçar mulher e agredir enteado com rodo, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/X2-1m2zsVwChZkLAcUsJyWC6H_Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mulher-e-presa-apos-abandonar-filha-de-seis-anos-trancada-em-casa.jpg)
Homem é preso por ameaçar mulher e agredir enteado com rodo, em Maceió
![Homem bêbado é acusado de violência contra mulher em Matriz de Camaragibe](https://img.7segundos.com.br/11o6u0yWd4qoi1liWfwYho-HIQk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2021-08-03-at-080654.jpeg)
Homem bêbado é acusado de violência contra mulher em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)