Povoado é evacuado por causa de risco de rompimento de barragem da Vale
Cerca de 30 moradores do povoado de Conceição de Monte Alegre seguem, nesta manhã (16), para a casa de parentes ou para hotel disponibilizado por prefeitura
Barragem da usina hidrelétrica Mello, que pertence à Vale e fica localizada no município de Rio Preto (MG), está sob risco de rompimento, depois que o nível da água de seu reservatório subiu em decorrência das fortes chuvas.
Cerca de 30 moradores são evacuados do povoado de Conceição de Monte Alegre, distrito de Santa Bárbara de Monte Verde, na manhã deste sábado. As famílias estão seguindo para casas de parentes, ou para hotel disponibilizado pela prefeitura de Rio Preto, de acordo com informação repassada pelo prefeito, Inácio Machado Ferreira.
Conforme o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, a ação acontece por motivo de precaução. Por meio de nota, a Vale informou que acionou o nível 2 do plano de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello.
Ainda conforme nota, desde novembro do ano passado, a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório.
Neste momento o local está sendo monitorando. A barragem e o nível de água encontram-se estáveis. Ainda não há previsão de retirada de alerta.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
