Paciente que mobilizou município e Estado passa bem após cirurgia
José Ronaldo, que há três meses esperava por material fornecido pela prefeitura, foi operado na terça-feira (26)

O estado de saúde do paciente com traumatismo raquimedular que desde o início do ano aguardava o material necessário para a realização de cirurgia está evoluindo bem. De acordo com parentes, José Ronaldo Lino da Silva, 30, foi operado na tarde de terça-feira (26) no Centro Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca.
"Os médicos disseram que correu tudo bem na cirurgia e depois ele foi levado para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] porque esse é o procedimento. À tarde, quando chegar o horário de visitas, é que teremos novas informações sobre como ele está", afirmou o irmão dele, Cícero Romão.
José Ronaldo, que morava em São Paulo, estava visitando a família em Arapiraca quando sofreu um grave acidente no dia 06 de janeiro. Ele era um dos passageiros de um carro que colidiu com uma árvore no Centro de Arapiraca e sofreu fratura na coluna e em uma vértebra do pescoço, condição classificada como traumatismo raquimedular.
Após ter a saúde estabilizada no Hospital de Emergência do Agreste, foi transferido para o Chama, e passou a esperar pela operação que pode lhe devolver a capacidade de andar, deitado em uma cama, sem poder se mover para não provocar outros traumas na coluna. Mas a operação não aconteceu porque um material específico para esse tipo de operação, que deveria ser fornecido pela prefeitura de Arapiraca, não havia sido disponibilizado.
Familiares do paciente entraram com uma ação na Justiça e usaram as redes sociais para denunciar o caso, no dia 14 de março. A prefeitura informou que o fornecedor interrompeu o envio do material devido ao valor pago pelo município - equivalente à tabela do SUS - estava defasado. O município informou que a Secretaria Municipal de Saúde estava empenhada em resolver o problema, mas, no dia seguinte, o governador Renan Filho (MDB) usou suas redes sociais para anunciar, pessoalmente que a cirurgia de José Ronaldo estava garantida para o dia 26.
Veja também
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
