Saneamento Básico será o desafio do próximo governador eleito em AL
Tema pouco explorado em entrevistas e debates ganha destaque nos projetos de Governo

Dando continuidade a série de matérias sobre os temas pouco explorados nos debates e entrevistas com os candidatos ao Governo de Alagoas, falaremos sobre Saneamento Básico, uma pedra no sapato para qualquer administrador no Estado.
A Fundação Nacional de Saúde em Alagoas (Funasa/AL) divulgou no ano passado que menos de 15% das cidades de Alagoas têm Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Os planos estão previstos na Lei 11.445 de 2007, conhecida como a Lei do Saneamento Básico. A legislação prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e de tratamento da rede de esgoto no país, sendo que um dos principais pilares é a elaboração de um plano municipal do setor para cada cidade.
Ele é importante porque a sua existência é condição para o acesso da cidade a recursos federais na área de saneamento. Caso não tenha o plano, o município não pode concorrer a verbas destinadas a melhorias na área.
Procuramos nos Planos de Governo dos candidatos, onde estão citadas as propostas para auxiliar as cidades nesta problemática.
Basile Christopoulos (PSOL) fala em ampliação do sistema de saneamento básico do estado. "Apoiamos o projeto histórico da reforma sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Entendemos que a saúde tem relação direta com a classe social e as condições de vida de cada cidadão", traz outro trecho ligando Saneamento à Saúde. Ele também destaca ajuda Estadual para terminar as obras saneamento na capital.
Josa Leite (PSL) traz em sua proposta de Governo um destaque para o Saneamento, como ampliar a Rede de distribuição em 20% em todos os municípios; implantar melhorias no sistema de tratamento de água nas cidades do interior; ampliar a rede coletora de esgota de Maceió em 20%; ampliar as PPPs no sentido de acelerar a implantação de sistemas de esgotamento sanitário nas 10 principais cidades do Estado; ampliar os coletores de esgotos da zona baixa de Maceió principalmente dos bairros de Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Mangabeiras, de esgoto dessa região face ao crescimento vertical e integrar os diversos sistemas de individuais de tratamento em conjuntos habitacionais hoje com eficiência muito baixa ao sistema geral de tratamento.
Renan Filho (MDB) colocou o tema dentro das propostas de infraestrutura, pretendendo investir nos sistemas de distribuição das cidades de Maceió e Arapiraca, para reduzir o desperdício e combater perdas operacionais e comerciais da Casal; concluir a execução das obras de esgotamento sanitário das PPPs do Tabuleiro e Farol, de modo a dobrar a capacidade atual da capital; garantir o início de novos investimentos na cobertura de saneamento básico, para atender a toda a população urbana da capital; promover a universalização do acesso à água em todas as cidades alagoanas e dotar todas as cidades-balneário de interesse turístico com redes de esgotamento sanitário.
Pinto de Luna (PROS) não tem plano de governo registrado no site do TSE.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura intensifica operação de vigilância e combate ao metanol em Palmeira dos Índios

Governo lança programa Alagoas Conectada para ampliar internet nas escolas públicas

Polícia prende foragido da Justiça de AL por homicídio em boate de Maceió

Unidade móvel do Cadastro Único estará no Benedito Bentes nesta quarta e quinta

JHC entrega Mirante Dom Antônio Brandão e anuncia Rota dos Mirantes em Maceió

Idoso que seguiria para Porto de Pedras morre após passar mal na rodoviária de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
