Emmanuel Macron promete reconstruir Notre-Dame em até 5 anos
Templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris
O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou a prometer nesta terça-feira (16) a reconstrução em até cinco anos da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que a destruiu parcialmente. "Nós vamos reconstruí-la, e vai ser ainda mais bonita", afirmou, em discurso na televisão. O templo é considerado um dos maiores símbolos de Paris, a capital francesa.
"Ao longo de nossa história, nós construímos cidades, portos e igrejas. Muito foi destruído, e sempre nós reconstruímos", disse o presidente francês.
Macron também parabenizou os trabalhos das equipes de resgate. "Cada um fez o que pode, cada um em seu lugar, cada um com o seu papel", acrescentou.
"Eu enfatizo a vocês: nós somos este povo de construtores. Temos muito a reconstruir", disse Macron.
É o segundo discurso de Macron desde o incêndio na Notre-Dame. Enquanto as equipes ainda tentavam apagar o fogo, na segunda-feira, o presidente foi até a praça em frente à catedral, e prometeu uma campanha internacional para reconstruir a igreja
Pacote de medidas adiado
Diferentemente do programado, Macron não anunciou nenhuma medida para apaziguar as tensões levantadas pelos protestos dos coletes amarelos, iniciados no ano passado.
O discurso desta terça-feira, de acordo com a imprensa francesa, serviria para o presidente fazer o balanço após meses de "grande debate nacional" – projeto de diálogo do governo francês para atender algumas das reivindicações dos manifestantes.
"Eu voltarei a falar com vocês, como prometi, nos próximos dias", disse, "mas o momento não chegou".
Macron não informou uma data de quando voltará a falar sobre as medidas.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
