Bolsonaro contrata ministro do TCU investigado por corrupção para dar aulas de “boas práticas de governança”
Augusto Nardes, do TCU, é investigado em processo por receber suposta propina para favorecer afiliada da Globo no sul
Investigado na Operação Zelotes por, supostamente, receber R$ 2,5 milhões em troca de recrutar um grupo de lobistas para comprar decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) favoráveis à RBS, conglomerado de comunicação que atua no Sul, o ministro Augusto Nardes (Tribunal de Contas da União) tem sido chamado pelo governo de Jair Bolsonaro para dar aulas sobre boas práticas de governança. As informações são de Camila Mattoso e Fábio Fabrini, na edição desta segunda-feira (22) da Folha de S.Paulo.
Segundo a reportagem, Nardes deu palestra para o próprio presidente e seus ministros em 14 de março, no Palácio do Planalto. No dia 26 do mesmo mês, esteve em evento em Brasília com os superintendentes da Polícia Federal, um dos órgãos que o investigam.
Segundo a investigação, a ação de Nardes, de comprar decisões favoráveis à RBS no Carf – tribunal que avalia recursos de contribuintes a autuações da Receita – anularam um débito que ultrapassa R$ 1 bilhão da empresa de mídia, afiliada da Globo, no Sul do país.
Em novembro, 14 suspeitos de integrar o suposto esquema, entre empresários, ex-integrantes do conselho e advogados, foram denunciados à Justiça Federal por corrupção e lavagem de dinheiro.
Nardes não está entre os acusados, pois tem foro especial e o inquérito que o investiga tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).
Ex-deputado federal que iniciou sua carreira política na Arena, partido da ditadura militar, Nardes foi indicado para uma das vagas da Câmara no TCU em 2005. No tribunal, ganhou notoriedade em 2015, como relator das contas do governo da então presidente Dilma Rousseff, processo que foi o embrião do impeachment.
Veja também
Últimas notícias
Comissão que organizará concurso da Secretaria de Saúde de Alagoas é instituído
Governo de Alagoas entrega ambulâncias do Samu a municípios alagoanos nesta sexta-feira
Governo de Alagoas instala comissão mista para organizar concurso da Sesau
É do Brasil: 'O Agente Secreto' recebe quatro indicações ao Oscar
Defesa de Vorcaro nega ‘com veemência’ negociar delação premiada
Suspeito de homicídios morre após confronto com a PM no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
