Festas Juninas: atraso em edital pode inviabilizar arraiais comunitários em Arapiraca
Comunidades já começam preparativos sem saber se contarão com patrocínio da prefeitura
Faltando dois meses para as festas juninas, as comunidades tradicionais de Arapiraca já estão envolvidas nos preparativos dos arraiais comunitários, que fazem parte da programação oficial do município. Ensaios das quadrilhas e danças típicas estão a todo vapor e a organização já começa a trabalhar na decoração. A empolgação de preparar uma festa que envolve toda a comunidade só não é maior devido uma preocupação: até esta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Cultura ainda não divulgou o edital para os arraiais comunitários.
"Estamos ensaiando, começando a fazer as bandeirinhas e a buscar o apoio dos comerciantes locais. Tem muita gente envolvida, mas sem receber o recurso da prefeitura, nossa festa não será viável", afirma o presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão, Netinho Cavalcante, que organiza do Arraiá Gonzagão, que ficou em terceiro lugar no concurso de arraiais promovido pela prefeitura de Arapiraca nos últimos anos.
De acordo com Netinho Cavalcante, nos anos anteriores, a prefeitura costumava lançar o edital para os arraiais no mês de abril e, ainda assim, o recurso municipal chegava apenas em cima da hora ou até mesmo depois que a festa havia sido realizada. "É um processo demorado. Tem o prazo de inscrição, a apresentação do projeto, aí sai a primeira lista dos arraiais aprovados, abre prazo para recurso, é feito o contrato e só depois é que o recurso é liberado", afirmou.
O organizador afirma que o Arraiá Gonzagão, que chega este ano à sétima edição, no formato atual, reúne vários arraiais que antes disso eram organizados entre vizinhos, para que os moradores se confraternizassem e comemorassem o período junino. "Nossa comunidade tem uma tradição forte e, antes desse formato que adotamos nos últimos sete anos, as pessoas já se reuníam para festejar o período", contou.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, os editais do São João de Arapiraca 2019 já foram redigidos e estão, no momento, em análise na Coordenadoria de Licitações do Município.Além do edital das comunidades, como em todos os anos, haverá edital de trios pé de serra e de quadrilhas estilizadas, por exemplo.
Veja também
Últimas notícias
Presidente da AMA participa de evento do Conisul
Dia do Evangélico será marcado pelo Louva Palmeira e show de Isadora Pompeo
Irmã de médica presa por matar ex-marido pede guarda provisória da sobrinha
Semarh emite alerta para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de AL
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Loja é arrombada pela terceira vez na Rua 30 de Outubro, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
