Saúde

Prefeitura de Palestina usou caçamba de lixo para distribuir peixes na Semana Santa

Município confirma, mas afirma que veículo foi desinfetado e não houve contato com o alimento

Por 7Segundos 29/04/2019 18h06
Prefeitura de Palestina usou caçamba de lixo para distribuir peixes na Semana Santa
Prefeitura de Palestina divulga distribuição de peixes feita em caminhão de lixo - Foto: Prefeitura de Palestina

Quase duas semanas após a tradicional distribuição de peixes na Semana Santa, os moradores do município de Palestina ainda comentam que o mesmo caminhão usado para coletar o lixo na cidade foi usado para fazer a entrega do alimento no município (veja imagem na galeria de fotos).

Imagens, compartilhadas inclusive no site da prefeitura, mostram pessoas envolta da caçamba e pessoas no interior dela entregando sacolas com peixe. Segundo nota na página, a caçamba usada na coleta de lixo percorreu a cidade e as comunidades da zona rural do município fazendo a doação do peixe fresco, no último dia 17. "A doação do pescado garante, principalmente aos mais carentes, que todos, quando reunidos em torno de suas mesas, possam compartilhar o espírito da Semana Santa", divulgou a prefeitura.

A assessoria de comunicação do município confirmou que o veículo que distribuiu os peixes é o mesmo que é utilizado para coletar o lixo da cidade. Mas eles garantem que, antes disso, o veículo teria passado por um processo de desinfecção, que foi acompanhado por agentes da Vigilância Sanitária municipal, e os peixes não tiveram qualquer contato com a carroceria do veículo. As medidas, conforme a assessoria, foram adotadas porque o município não dispõe de outro veículo do porte que pudesse buscar o peixe fresco no município de Belo Monte e levar em todas as comunidades.

Conforme a prefeitura o processo de desinfecção começou com a lavagem da caçamba, que depois foi esterilizada com cloro concentrado. Depois disso, foi usada uma lona para cobrir toda a área que armazenaria os peixes, que já foram colocados dentro de sacolas plásticas. "Todo o processo foi feito de maneira que os peixes não tivessem contato com a superfície da caçamba e acompanhado pela Vigilância Sanitária", atestou a assessoria.