Presidente entrega ao prefeito as chaves do antigo prédio da Câmara Municipal de Arapiraca
Imóvel é localizado Avenida Rio Branco, no Centro
O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, na companhia do vereador Dr. Fabio e a vereadora Professora Graça, entregaram na tarde desta sexta-feira (3), as chaves do antigo prédio do Poder Legislativo de Arapiraca, que funcionava desde 1936, na Avenida Rio Branco, Centro, permutado pelo antigo prédio da Escola de Governo, no bairro de Santa Edvirges, ao prefeito Rogério Teófilo a secretária de Cultura Esporte e Lazer, Rosângela Carvalho e o secretário de Comunicação, Nelson Filho.
Em 2017, foi iniciada uma conversação entre a então presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, para uma troca entre o prédio sede do Legislativo e a antiga Escola de governo, no bairro de Santa Edwiges.
No mesmo ano, as negociações foram encerradas com a troca de prédios.
A nova sede do Poder Legislativo foi inaugurada em 21 de dezembro de 2018, com a presença de autoridades de todo o estado de Alagoas.
A primeira a falar foi a vereadora Professora Graça, lembrando que o antigo prédio , que abrigou a Câmara Municipal por 83 anos, também funcionou a primeira biblioteca da cidades.
De acordo com a Professora Graça, é pretensão do prefeito Rogério Teófilo, instalar naquele local, o Instituto Histórico e Tecnológico de Arapiraca.
“Para mim, como professora e como cidadã, vamos ter a oportunidade de termos a memória de Arapiraca”, disse ela.
Professora Graça fez questão de lembrar, que os dois Poderes Executivo eLegislativo, são os responsáveis por deixarem para gerações futuras a hitória da cidade.
Ela concluiu afirmando, que se não houver a preocupação em preservar as raízes, as gerações futuras não saberão a história do município.
Em sua fala, o presidente Jario Barros, destacou a importância da instalação de um Instituto Histórico, que servirá como fonte de pesquisas, tantos para os estudiosos e pesquisadores, como para a própria juventude que terá a oportunidade de encontrar um completo acervo, tanto de fotos, como de inscritos sobre o passado de Arapiraca.
Jairo Barros, destacou ainda que o projeto vai resgatar e preservar história da pol´tica de Arapiraca, guardando momentos inesquecíveis em sua memória.
“Não só o Poder Legislativo se orgulha em participar desse processo de evolução da história política de Arapiraca, onde até recebeu um dos maiores artistas do mundo, o instrumentista alagoano de Lagoa da Canoa, Hermeto Pascoal, que foi homenageado por esta Casa, com o título de Cidadão Honorário de Arapiraca, outorgado pelo ex-presidente, Ismael Pereira”, disse o presidente Jario Barros.
Jario Barros, concluiu afirmando que a Casa, marcou também momentos importantes na história do município, como por exemplo, a posse de prefeitos como Coaracy da Mata Fonseca, Luiz Pereira, Dr. João Batista e o ex-prefeito José Alexandre, que também faz parte da história político-administrativa de Arapiraca.
A convite dos vereadores, o prefeito Rogério Teófilo e a secretária de Cultura, Rosângela Carvalho, percorreram as principais salas do antigo prédio do Legislativo, terminando no plenário, onde o prefeito, falou da importância da instação do Instituto Histórico e Tecnológico de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
Polícia apreende no município de Matriz de Camaragibe veículo roubado no Recife
Adolescente é apreendido com arma de fogo em ginásio poliesportivo de Arapiraca
Condomínios não podem mais proibir carregadores de carros elétricos em AL
Homem abandona bebê sozinho, atropela policial e é preso no Agreste de Alagoas
Briga de família por causa de apelido termina com homem baleado em Craíbas
Homem é preso por espancar ex-esposa no município de Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
