Especialista tira dúvidas sobre vacinação em pacientes oncológicos
Médico aconselha os pacientes com câncer a recorrer ao médico antes da vacinação.

Neste sábado (4), acontece o dia "D" da vacina contra a gripe em todo o país. A campanha nacional teve início em abril e vai até o dia 31 de maio para os grupos prioritários. Para os pacientes oncológicos, surge a dúvida acerca de poder ou não ser imunizado.
O Oncologista do Hospital Cliom, Dr. José Ademir, explicou que existem diferentes tipos de vacinas. As que são feitas com vírus ou bactérias vivas, não podem ser tomadas pelos pacientes que fazem tratamento quimioterápico, devido a baixa imunidade. "O paciente pode vir a desenvolver a doença contra a qual foi vacinado", explicou.
Mas esse não é o caso da vacina de gripe, que entra no grupo de vacina de vírus mortos, então o paciente oncológico está liberado para tomar. No entanto, o paciente precisa estar ciente de que a vacina pode não ser eficaz devido ao sistema imunológico.
"O que pode vir a ocorrer nesses casos é que por causa da imunidade baixa, a vacinação pode não ser eficaz, ou seja, o organismo não desenvolver anticorpos contra a doença para qual foi vacinado. No entanto, nesse caso não há o risco de desenvolver a doença através da vacinação", disse o Oncologista. O especialista aconselha os pacientes com câncer a recorrer ao médico antes da vacinação.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar destina mais de R$ 664 mil para Taquarana e reforça compromisso com município

Homem é preso por tentar abusar sexualmente de criança em Coruripe

Preta Gil queria velório no Theatro Municipal e cortejo em trio elétrico

Criança morre após ser baleada na cabeça em festa de aniversário infantil

MPF articula ações para recuperação ambiental da Bacia do Rio Santo Antônio

Carolina Dieckmmann sobre últimos momentos de Preta Gil: 'Não sentiu dor'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
