Bolsonaro assinará na terça decreto para quebrar monopólio da Taurus
Decreto facilitará a obtenção de munição e armas para atiradores esportivos
O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo que assinará na terça-feira, às 16h, decreto para liberar a compra de munição "à vontade" para atiradores esportivos e quebrar o monopólio da Taurus, maior fabricante do país, sobre o comércio de armas e munições. O decreto é uma das promessas de campanha do então candidato no ano passado e apoiado por familiares dele, que consideram o produto vendido no Brasil de baixa qualidade.
A promessa ocorreu numa rápida conversa com um atirador esportivo que o questionou sobre isso na porta do Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República, onde parou para cumprimentar e tirar fotos com populares. Bolsonaro afirmou que quebrará o monopólio da empresa, que tem fábrica no Rio Grande do Sul, e facilitará a obtenção de munição e armas para atiradores esportivos.
O decreto que garante o monopólio da Taurus é de 2000 e altera o artigo 190 do chamado R-105, que é o regulamento do Exército para produtos controlados, e afirma que "o produto controlado que estiver sendo fabricado no país, por indústria considerada de valor estratégico pelo Exército, terá a importação negada ou restringida". Além disso, a portaria 620/06, do Ministério da Defesa, define que "a importação de produtos controlados poderá ser negada, quando existirem similares fabricados por indústria brasileira do setor de defesa". A alteração no decreto já estava em estudo no governo desde 2016.
Últimas notícias
144 Anos: shows musicais devem reunir milhares de pessoas nesta sexta (29) em Limoeiro de Anadia
Quem é Rony Class, influenciador preso após suposta tentativa de extorsão contra o governador
Suspeito de participar de assassinato de jovem grávida em AL é preso em Salvador
Homem que morreu na recepção de hotel de Maceió usava tornozeira eletrônica
Faria Lima, centro financeiro do país, é alvo de operação contra lavagem de dinheiro PCC
Prefeitura de Porto Calvo anuncia festa de São João com seis dias de muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
