Vale Verde e Uneal firmam acordo de cooperação no Agreste
Assinatura acontece às 13h na Sala dos Conselhos da universidade
A Mineração Vale Verde (MVV) e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) assinam nesta quarta-feira (15) um protocolo de intenções para a criação de um programa de mútua cooperação. O objetivo é a elaboração de estudos e projetos acadêmicos, científicos e culturais, envolvendo áreas de interesse mútuo entre as duas instituições. O ato acontece na Sala dos Conselhos da universidade, no campus Arapiraca, às 13h, com a participação de executivos da mineradora e de professores e alunos da UNEAL.
Algumas das iniciativas possíveis a partir da assinatura do protocolo citado são: programa de visitas à mineradora e trilhas ecológicas no Centro de Educação Ambiental da empresa; elaboração de estudos socioeconômicos, de saúde pública, de impacto viário e trânsito para a MVV; programa de estágio; palestras, aulas e minicursos ministrados por profissionais da empresa na instituição e pelo corpo docente desta para empregados da mineradora e moradores de comunidades localizadas próximas ao Projeto Serrote (gestão ambiental em mineração, geologia, geoquímica, geomorfologia aplicada a compostagem etc.); análise química de solos visando ao plantio de mudas; análise da viabilidade de sementes nativas; análise do solo – compostagem; participação da UNEAL nas iniciativas empreendidas pela MVV relacionadas à produção de mudas nativas, ao plantio hidropônico, ao resgaste da flora e da fauna e à educação ambiental.
São ao todo 14 pontos propostos na parceria firmada entre a instituição de ensino e a mineradora instalada na zona rural do município de Craíbas. Antes mesmo dessa formalização do acordo, a MVV vem recebendo visitas de alunos, professores e dirigentes da universidade. No Centro de Educação Ambiental da empresa, localizado na Fazenda Uruçu, em Craíbas, universitários já realizaram a trilha ecológica na área de preservação da caatinga e conferiram os viveiros de mudas nativas, a produção de hortaliças hidropônicas, além de outras ações voltadas à preservação do meio ambiente e demais iniciativas que venham a ser desenvolvidas em parceria com a instituição de ensino superior.
A assinatura do documento será feita com a presença do gerente geral da Vale Verde, Tony Lima, e do reitor da Uneal, professor Odilon Costa. Na sequência, haverá uma visita técnica dos representantes das duas instituições ao Polo Tecnológico e Alimentar de Arapiraca, administrado pela universidade.
Veja também
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
