Servidores da prefeitura de Arapiraca se queixam de ponto por reconhecimento facial
Ponto eletrônico funciona de maneira experimental e gera dúvidas
A partir do dia 3 de junho o sistema de reconhecimento facial dos servidores da prefeitura de Arapiraca começa a funcionar, de forma definitiva, como ponto para registrar a entrada e saída do expediente de trabalho. Ao lado da inovação tecnológica - que, em tese, impediria "preguiçosos" de cumprirem menos horas que o previsto ou ainda de receberem salários sem trabalhar - a iniciativa está gerando queixas por parte dos trabalhadores.
"Até o momento, tudo o que sabemos é que precisamos passar pelo equipamento todos os dias na hora de chegar e de sair, que é nossa obrigação. Mas ninguém explica que direitos a gente terá a partir do ponto eletrônico", afirmou uma servidora da prefeitura de Arapiraca, que pediu para não ter o nome revelado. Segundo ela, quando iniciou o processo de implantação do ponto por reconhecimento facial, servidores solicitaram a regulamentação, um documento que estabelece as regras do ponto eletrônico, com informações do tipo: período de tolerância após o início do expediente, se o servidor cujo expediente vai além das 14h precisa registrar o intervalo do almoço, como as horas extras serão computadas, se haverá banco de horas convertido em folgas, apenas para citar algumas.
"A gente não é contra o ponto eletrônico, principalmente se servir para acabar com aqueles funcionários que recebem sem trabalhar, mas a maneira como está sendo implantado parece não favorecer o servidor que cumpre com as suas obrigações. É uma situação tão obscura que o pessoal que trabalha na Procuradoria [Geral do Município] se recusou a fazer o cadastro. Enquanto isso, nós, de outras secretarias, fomos pressionados. Eles diziam que se não fizéssemos o cadastro, nosso salário seria descontado", declarou.
O sistema de reconhecimento facial está funcionando de maneira experimental há cerca de um mês. Neste período, todos os servidores passam pelo equipamento que registra as feições na entrada e na saída, e ainda assinam o ponto convencional na entrada da secretaria. A prefeitura instalou quatro equipamentos de ponto, dois em cada um dos corredores principais do Centro Administrativo e o monitoramento será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Gestão Pública.
A prefeitura de Arapiraca, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que o sistema de reconhecimento facial tem como objetivo de melhorar a produtividade e o fluxo interno. Leia a nota, na íntegra, abaixo:
NOTA - PREFEITURA DE ARAPIRACA
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Gestão Pública, informa que a frequência facial tem o objetivo de controlar entrada e saída de servidores municipais, melhorando o fluxo interno e a produtividade. O mecanismo trará benefícios financeiros para a Administração Pública Municipal, já que o pagamento dos salários estará atrelado ao cumprimento da carga horária estabelecida em concurso público ou outros vínculos trabalhistas.
O sistema será homologado pela secretaria de Gestão Pública e os casos específicos de cada servidor, como licença via atestado médico, horas extras e faltas justificadas, devem ser informados previamente pela chefia imediata.
Com relação a suposta recusa por parte dos procuradores, a própria Procuradoria Geral do Município declarou como improcedente a denúncia. De acordo com o órgão, o que houve foi uma solicitação de retirada da obrigatoriedade do cadastramento para monitoramento facial para os procuradores, tendo em vista que a atuação deles envolve trabalho intelectual de pesquisa e produção de manifestações técnicas, além de deslocamentos frequentes para realização de audiência, bem como para atuação funcional perante inúmeros órgãos públicos.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
