Alunos do Sertão criam repelente natural e projeto é selecionado para exposição em PE
Estudantes estão desenvolvendo repelente natural contra praga na palma forrageira

Um projeto de pesquisa desenvolvido por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, localizada na zona rural de Cacimbinhas, foi um dos selecionados para a Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), que acontece na Arena Pernambuco entre os dias 24 a 30 de junho.
Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Pinheiro da Silva, no povoado Teixeira, foram escolhidos para apresentar o trabalho "atividade biorrepelente do extrato de nim no controle da cochonilha de escamas na palma forrgageira", sob a orientação do professor André Souza.
"A proliferação desse inseto-praga compromete a agricultira e a economia em regiões que utilizam a palma forrageira na alimentação animal. Com esse projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo, pretendemos produzir um repelente natural para eliminar os invasores. Os resultados que obtivemos até agora são fantástcos", afirmou o professor, explicando que o extrato de nim, cujas propriedades repelentes de insetos já são conhecidas, foram utilizadas pelos alunos para desidratar e matar os insetos, com resultados eficazes.
As inscrições dos estudantes, assim como a estadia e alimentação foram custeados pelo município. Além do projeto de biorrepelente, outros projetos de pesquisa da Escola José Pinheiro da Silva também foram selecionados como finalistas para a exposição de ciências.
A Expoceti chega a sua quarta edição e se consolida como uma feira de ciências, engenharia, tenologia e inovação, que tem como objetivo incentivar jovens a desenvolverem pesquisas científicas. O evento é orgqanizado pela comunidade escolar do Colégio Anglo do município de São Lourenço da Mata (PE), em parceria com a prefeitura e a Associação Brasileira de Incentivo á Tecnologia e Ciência (Abritec).
Veja também
Últimas notícias

Carreta envolvida em acidente interdita rodovia na Massagueira

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
