Agreste

Conselho Tutelar resgata crianças abandonadas pelos pais em Teotonio Vilela

Pai e mãe mudaram de cidade e deixaram crianças sozinhas em casa

Por 7 Segundos 22/05/2019 11h11
Conselho Tutelar resgata crianças abandonadas pelos pais em Teotonio Vilela
Conselho Tutelar de Teotonio atua em sete casos de violência sexual contra crianças e adolescentes apenas neste mês de abril - Foto: Cortesia

Cinco irmãos, com idades entre 10 e 15 anos, foram abandonados pelos pais, no município de Teotonio Vilela e estavam há quase uma semana sozinhos em uma residência no conjunto Parque do Futuro 3, até que foram resgatados pelo Conselho Tutelar na noite de terça-feira, enquanto tentavam cozinhar uma refeição com fogo dentro de uma lata.

Segundo denúncia feita aos conselheiros, o pai das crianças, identificado como José Rubens da Conceição, viajou a duas semanas para trabalhar na colheita de café no Espírito Santos e a mãe, Maria de Lourdes dos Santos, dias depois abadonou os filhos para ir morar com outro homem, no município de Paulo Afonso, na Bahia. Ela levou apenas o filho caçula, de três anos de idade, e deixou os outros cinco para trás.

O Conselho Tutelar recebeu a denúncia na tarde de terça e horas depois fez o resgate das crianças, que corriam riscos ao tocarem fogo em uma lata para tentar cozinhar uma refeição. Durante a ocorrência, os conselheiros constataram que três dos cinco irmãos não estavam frequentando a escola. Os irmãos foram foram colocados aos cuidados de um parente mais próximo, um tio, que afirmou que não estava sabendo que os sobrinhos tinham sido abandonados. 

O caso foi denunciado pelos conselheiros tutelares ao Ministério Público Estadual. Os órgãos de Assistência Social também foram acionados para fazer o acompanhamento das crianças e adolescentes.