Casos de abuso sexual de crianças e adolescentes preocupam autoridades em Teotonio
Apenas neste mês de abril, Conselho Tutelar atuou em sete casos no município
A quantidade de casos de estupros de vulnerável registrados nas últimas semanas têm preocupado as autoridades policiais e da defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Teotonio Vilela. Entre o dia 1º de abril e hoje (25), o Conselho Tutelar do município atuou em sete casos em que menores foram vítimas de violência sexual, que chegaram ao conhecimento da polícia.
O último deles foi na manhã desta quinta-feira (25), quando a Guarda Municipal, com informações do Conselho Tutelar, conseguiu prender Antônio José dos Santos, acusado de abusar sexualmente de duas crianças do sexo masculino no povoado Alto do Garrote, zona rural do município. O caso chegou ao conhecimento dos conselheiros Renildo Idalino e Claudemir Calixto, na tarde de quarta-feira (24), após denúncia feita pelo avô das vítimas.
O Conselho Tutelar, acompanhado por uma guarnição da Guarda Municipal se dirigiu para a residência da familía, na noite de quarta e o acusado, que estava na calçada da escola da comunidade, fugiu ao perceber a aproximação das viaturas. Os guardas municipais e conselheiros tutelares empreenderam perseguição ao acusado, que conseguiu escapar após entrar em uma área de mata. Na manhã desta quinta-feira (25), o acusado foi localizado em uma residência no distrito de Luziápolis, zona rural de Campo Alegre. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia de Teotonio Vilela.
Os conselheiros Claudemir Calixto e Renildo Idalino, que atuaram na ação, também acompanham as vítimas que passam por exames no IML de Arapiraca nesta quinta. "Outros procedimentos cabíveis estão sendo requisitados pelo colegiado do Conselho para que as crianças e seus familiares possam ser acompanhados pelo sistema de garantia de direitos", informou Calixto.
Os conselheiros tutelares estão atuando em outro caso chocante de violência sexual, que pode envolver até mesmo a morte de uma criança. Um homem, preso na semana passada por agressão à esposa, está sendo investigado por abusar sexualmente de duas filhas. Uma das vítimas, que atualmente tem 13 anos, contou que começou a sofrer os abusos quando tinha apenas 5 anos de idade. A menina contou também que a irmã mais nova começou a ser abusada aos 3 anos. A criança morreu e o Conselho Tutelar agora suspeita que a morte pode estar relacionada aos abusos.
O agressor Erinaldo Bezerra da Silva é ex-presidiário. Ele foi autuado em flagrante, no último dia 17, por violência doméstica. Ele é acusado de agredir a esposa e de cravar um garfo nas costas dela. O delegado de Teotonio Vilela, Arthur César, percebeu que a filha do casal, de 13 anos de idade, também apresentava sinais de agressão e, ao ouvir a adolescente, ela relatou que há oito anos era vítima de violência sexual. A adolescente contou ainda que a irmã mais nova passou a ter problemas de saúde quando também passou a ser abusada pelo pai, aos 3 anos de idade, e que após um período de abusos, morreu.
O delegado acionou o Conselho Tutelar, que está adotando as providências necessárias. Os conselheiros tutelares Claudemir Calixto e Renildo Idalino estão adotando as providências necessárias junto ao colegiado do Conselho, encaminhando a adolescente para exames com o objetivo de constatar os abusos sexuais.
Veja também
Últimas notícias
HGE orienta a população sobre como se alimentar bem para manter a saúde no Carnaval
Defensoria Pública reconhece atuação de Cabo Bebeto em pautas sociais em Alagoas
Polícia identifica cinco suspeitos de matar jovem por engano no Jacintinho
Rafael Brito repudia falta de responsabilidade da Educação de Maceió com crianças autistas
Seprev promove conscientização sobre segurança no carnaval em Arapiraca
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
