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Tecnologia ajuda advogados na gestão de clientes

O recurso facilita a administração do escritório

Por 7segundos 23/05/2019 19h07
Tecnologia ajuda advogados na gestão de clientes
Tecnologia ajuda advogados na gestão de clientes - Foto: Ilustração

O bom atendimento é o cartão de visita de qualquer negócio e, por isso, peça-chave na gestão de clientes. Mas na área jurídica, atender bem vai muito além de um sorriso simpático, cafezinho e água gelada. Na era digital, a agilidade da informação complementa a recepção como um componente fundamental e gera mais confiabilidade. Para isso, o gerenciamento das atividades internas do escritório deve ser eficiente, propiciando respostas rápidas.

A interface entre os bastidores do trabalho e o atendimento começa no primeiro contato com o escritório e se estende até a fase posterior à prestação do serviço, que pode abranger uma pesquisa de satisfação, serviços de manutenção e outras formas de relacionamento que têm como objetivo fidelizar o cliente. Pode ser bastante desafiador dar conta de todos estes desafios. Porém, com o avanço da tecnologia, o mercado jurídico passou a contar com ferramentas como o software jurídico, que confere eficiência às atividades operacionais da área jurídica. O recurso facilita a administração do escritório como um todo e auxilia na tarefa atender as demandas dos clientes  de forma ágil e organizada.    

Gestão eficiente de dados

Um software jurídico completo oferece uma grande variedade de funções, inclusive armazenamento de dados de clientes e ciclo de negócios. Todas as informações, incluindo cadastro de pessoas, profissionais parceiros, empresas e clientes, ficam disponíveis para serem acessadas quando necessário por meio de uma simples busca. Desta forma, as informações de processos novos e antigos de um cliente poderão ser facilmente acessadas de forma muito mais rápida, inclusive por meio de tablets e smartphones.

O software para advogados simplifica o cadastro de clientes ao automatizá-lo, recuperando os dados dos processos registrados no tribunal, arquivando-os diretamente no sistema. A ferramenta facilita, inclusive, a prospecção de clientes. O controle de erros torna-se também mais eficiente; com os dados organizados automaticamente, fica mais difícil perder informações importantes.

Controle de prazos

Uma das responsabilidades cruciais de todo advogado é o controle de prazos de todos os processos. A inteligência artificial de um software jurídico faz  a diferença no controle de um grande número de casos em todas as suas etapas. Por meio de robôs, os sites dos tribunais são rastreados e as atualizações dos processos cadastrados são enviadas de maneira automática. Além disso, as publicações nos Diários Oficiais são atualizadas e encaminhadas regularmente, estando disponíveis para consulta sempre que for necessário.

O uso desta tecnologia resulta na melhoria das rotinas operacionais e auxilia no follow up junto ao cliente, evidenciando o que o escritório está fazendo em prol do processo. A atitude de fornecer informações de maneira ágil a organizada ao cliente aumenta a confiança e gera a percepção de credibilidade.

Disponibilização de dados

Além de favorecer o controle e atualização dos dados referentes aos processos, os sistemas automatizados também permitem elevar o nível do atendimento no que se refere à disponibilização de informações. Como citado, a ferramenta permite poupar tempo para manter todos os registros devidamente atualizados e sempre à mão, mas também revoluciona a forma de apresentá-los aos contratantes. Os softwares para advogados mais completos contam com um ambiente online para que os clientes acessem, sem precisar contatar o escritório, os status dos processos sempre que desejarem.

A tecnologia desenvolvida para o setor jurídico é, hoje, uma forte aliada na estratégia de relacionamento com gestão do cliente, importante pilar no sucesso dos escritórios de advocacia. Com os dados organizados e sempre acessíveis há a possibilidade de responder prontamente às dúvidas dos clientes.  

Porém, vale lembrar que o  relacionamento necessita do fator humano e não pode ser feito com excelência por meio de máquinas.  Dedicar-se a estreitar os laços com o cliente e melhorar o atendimento é uma tarefa diária, que exige comprometimento de todos os membros da equipe.