Circuito Penedo de Cinema lança edital 2019 nesta sexta-feira (31)
Composto por três festivais competitivos e mostras não-competitivas, maior evento de audiovisual do estado acontece em novembro
A edição 2019 do Circuito Penedo de Cinema, maior evento de cinema alagoano e já consolidado no calendário nacional do audiovisual, abre as inscrições para mostras competitivas e não competitivas nesta sexta-feira (31). O edital será lançado on-line no site circuitopenedodecinema.com.br e contempla produções inéditas.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 26 de julho pelo site. A edição, que este ano acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro, prevê premiações de até R$ 10 mil para os vencedores das três mostras competitivas.
O Circuito Penedo é composto por três festivais: o 12º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo é aberto a todos os realizadores brasileiros e aceita, para a competição, filmes em curta-metragem. No 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, podem ser inscritos curtas-metragens produzidos nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de todo o país. Já a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que está em sua 6ª edição, recebe curtas com temática ambiental e socioambiental.
O evento conta ainda com uma novidade: os próprios realizadores podem inscrever curtas na Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil. Ao contrário das edições anteriores, a seleção da curadoria se dará a partir das inscrições voluntárias dos produtores, conforme o edital.
O Circuito Penedo de Cinema
Vários eventos consagrados do cinema alagoano compõem o Circuito Penedo, que movimenta a cidade histórica e atrai, anualmente, centenas de produtores e amantes da sétima arte de todo o Brasil para as margens do Rio São Francisco.
Além das mostras competitivas, o Circuito traz as Mostras Não Competitivas de Cinema Infantil, de longas-metragens nacionais e a retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Durante sete dias, também são realizadas oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.
Todas as atividades são gratuitas, com livre acesso do público, e acontecem num galpão refrigerado de 800m², com carpete, tapete vermelho e uma tela de projeção de 9x3 metros: um grande cinema em plena praça 12 de Abril, no Centro Histórico de Penedo.
O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais (IECPS), da Universidade Federal de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
