Conheça sobre o corte a plasma manual e mecanizado
Vantagens do corte a plasma em relação ao Oxicorte

O plasma é considerado a 4º estado da matéria - o estado é alcançado a partir da aplicação de calor em gases, que por sua vez, são ionizados e eletricamente condutivos com capacidade de transmissão de corrente elétrica. Podemos comparar o plasma com um processo da natureza, uma tempestade em que a eletricidade é movida de um ponto a outro.
Com a utilização de um bico que constringe o gás ionizado em altas temperaturas e o guia para o metal a ser cortado, o corte a plasma também pode ser utilizado para derreter seções de metais condutores.
A técnica foi desenvolvida da década de 50 e ganhou grande popularidade por sua capacidade de cortar qualquer metal condutor de eletricidade. O corte plasma substituiu o corte o oxicorte em chapas grossas e o laser em chapas finas em metais não ferrosos. Conheça mais sobre as características do corte a plasma manual e mecanizado.
Corte Manual
O corte a plasma manual tem fácil operação. Possui bocal separado eletricamente e que possibilita que o operador apoie e peça em gabarito para guiar o corte. Ele é utilizado em diversas aplicações, desde corte de chapas finas até chapas metálicas mais grossas. Entre as vantagens desta técnica podemos citar a facilidade de operação em decorrência da flexibilidade da tocha, rapidez no corte e menor deformação das chapas.
Corte Mecanizado
O corte mecanizado a plasma é caracterizado pela manipulação automatizada da tocha plasma. Estes sistemas possuem maior capacidade de corte se comparado ao sistema de corte manual a plasma, e isso se deve ao aquecimento progressivo da tocha plasma.
A qualidade do corte a plasma é determinada a partir da combinação de seus 5 elementos básicos constituintes do corte plasma mecanizado, são eles: fonte de energia, console de ignição, console de controle de gás, tocha de plasma e conjunto de válvulas.
Vantagens do corte a plasma em relação ao Oxicorte
O Oxicorte foi utilizado como método principal para o corte de metais por mais de 100 anos. No entanto, nas últimas décadas as máquinas de corte a plasma tornaram-se uma alternativa amplamente utilizada para cortar tanto metais ferrosos quanto não ferrosos.
Em relação ao oxicorte, o plasma apresenta diversas vantagens em peças com até 30 mm. O corte a plasma fornece uma superfície lisa e sem rebarbas. Além disso, ao escolher esta técnica há maior produtividade, alcançando no mínimo, duas vezes mais rapidez do que o oxicorte.
Mesmo com o uso de consumíveis de corte plasma, esta técnica ainda tem melhor custo operacional se comparado ao oxicorte, isso porque quando comprados em uma empresa de tecnologia em corte a plasma, os consumíveis plasma possuem longa duração.
Últimas notícias

Vítima fica presa às ferragens após colisão entre carro e caminhão em Rio Largo

STF julgará vínculo trabalhista de motoristas e entregadores

Maragogi cresce no turismo internacional e vira queridinha dos argentinos no Brasil

Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco movimenta São Sebastião neste domingo (28)

Homem mata ex-mulher a tiros e em seguida tira a própria vida em Delmiro Gouveia

Golfinho é encontrado morto na Praia de Burgalhau, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
