Conheça sobre o corte a plasma manual e mecanizado
Vantagens do corte a plasma em relação ao Oxicorte

O plasma é considerado a 4º estado da matéria - o estado é alcançado a partir da aplicação de calor em gases, que por sua vez, são ionizados e eletricamente condutivos com capacidade de transmissão de corrente elétrica. Podemos comparar o plasma com um processo da natureza, uma tempestade em que a eletricidade é movida de um ponto a outro.
Com a utilização de um bico que constringe o gás ionizado em altas temperaturas e o guia para o metal a ser cortado, o corte a plasma também pode ser utilizado para derreter seções de metais condutores.
A técnica foi desenvolvida da década de 50 e ganhou grande popularidade por sua capacidade de cortar qualquer metal condutor de eletricidade. O corte plasma substituiu o corte o oxicorte em chapas grossas e o laser em chapas finas em metais não ferrosos. Conheça mais sobre as características do corte a plasma manual e mecanizado.
Corte Manual
O corte a plasma manual tem fácil operação. Possui bocal separado eletricamente e que possibilita que o operador apoie e peça em gabarito para guiar o corte. Ele é utilizado em diversas aplicações, desde corte de chapas finas até chapas metálicas mais grossas. Entre as vantagens desta técnica podemos citar a facilidade de operação em decorrência da flexibilidade da tocha, rapidez no corte e menor deformação das chapas.
Corte Mecanizado
O corte mecanizado a plasma é caracterizado pela manipulação automatizada da tocha plasma. Estes sistemas possuem maior capacidade de corte se comparado ao sistema de corte manual a plasma, e isso se deve ao aquecimento progressivo da tocha plasma.
A qualidade do corte a plasma é determinada a partir da combinação de seus 5 elementos básicos constituintes do corte plasma mecanizado, são eles: fonte de energia, console de ignição, console de controle de gás, tocha de plasma e conjunto de válvulas.
Vantagens do corte a plasma em relação ao Oxicorte
O Oxicorte foi utilizado como método principal para o corte de metais por mais de 100 anos. No entanto, nas últimas décadas as máquinas de corte a plasma tornaram-se uma alternativa amplamente utilizada para cortar tanto metais ferrosos quanto não ferrosos.
Em relação ao oxicorte, o plasma apresenta diversas vantagens em peças com até 30 mm. O corte a plasma fornece uma superfície lisa e sem rebarbas. Além disso, ao escolher esta técnica há maior produtividade, alcançando no mínimo, duas vezes mais rapidez do que o oxicorte.
Mesmo com o uso de consumíveis de corte plasma, esta técnica ainda tem melhor custo operacional se comparado ao oxicorte, isso porque quando comprados em uma empresa de tecnologia em corte a plasma, os consumíveis plasma possuem longa duração.
Últimas notícias

Após diagnóstico de morte cerebral, jogador se recupera e aparece pela primeira vez

Qualidade de água bruta impacta abastecimento no município de Jacuípe

Falta de energia interrompe abastecimento em Mar Vermelho nesta sexta-feira (23)

Moradores devem sair de suas casas devido risco de deslizamento de barreira, diz Defesa Civil
Relatório final da CPI da Braskem não é levado em consideração no TJ e vítimas continuam sem justa indenização

Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
