Por apoio ao Turismo, Marx pede celeridade na tramitação de projeto sobre Tax Free
Ele quer “desengavetar” um conjunto de propostas para o setor
O deputado federal Marx Beltrão (PSB) participou de um encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, junto com membros da Comissão de Turismo da Casa. Beltrão integra a Comissão e apresentou a Maia uma proposta vital para o turismo nacional: “desengavetar” um conjunto de propostas para o setor que estão, há anos, paralisadas na Casa.
“Dia 27 de setembro se comemora o Dia Mundial do Turismo. Este seria o dia ideal para uma grande mobilização, com a Câmara colocando em pauta estas propostas aguardadas há anos pelo setor. Buscamos apoio do presidente Rodrigo Maia e vamos lutar para que o turismo nacional alcance esta importante conquista” afirmou Marx Beltrão nesta sexta-feira (12).
Entre estes projetos engavetados no Congresso Nacional e muito aguardados pelo setor está o que implementa o Programa Tax Free no Brasil. De nº 353/2017, o PLC busca instituir o Programa “promover a restituição, a turistas estrangeiros quando de sua saída do país, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), da Contribuição para os Programas PIS/Pasep, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação sobre Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações (ICMS)” de produtos adquiridos no país.
“Vários países no mundo como os europeus e os Estados Unidos possuem este programa. Por meio dele, o turista estrangeiro que consome determinados produtos no Brasil tem direito a receber de volta uma parcela dos tributos que incidem sobre esta compra. Aprovar esta proposta será um grande incentivo para que os turistas que nos visitam possam comprar mais, gerando mais empregos e riquezas para o setor e para o país”, afirmou Beltrão.
A expressão Tax Free indica a isenção ou reembolso do Imposto de Valor Agregado (IVA), imposto que incide sobre todos os produtos. Como os tributos do pagamento dessa taxa só beneficiam os moradores do local, turistas e pessoas em trânsito no país têm direito a reaver o valor pago sobre as compras. A devolução de parte do IVA é praticada por todos os países que constituem a União Europeia (incluindo o Reino Unido) e em alguns lugares do Oriente. Assim como na Argentina, Uruguai, México e Austrália. Curiosamente, alguns estados dos EUA, como Texas e Louisiana, reembolsam parte das taxas para os turistas.
Geralmente o Tax Free é válido para quase todos os produtos adquiridos para uso pessoal, exceto carros, barcos, pedras preciosas, entre outros. Também não é possível pedir reembolso de VAT sobre bens que foram utilizados ou parcialmente utilizados dentro dos países listados acima, como perfumes e nem sobre serviços, como despesas com hotéis, alimentação, aluguel de veículos, entre outros.
Últimas notícias
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cabo Bebeto denuncia falta de medicamentos no HRM e critica ausência de anti-inflamatórios
Moraes diz que PF vai investigar crime organizado no Rio de Janeiro
Câmara vai enviar Requerimento ao Município para propor reavaliação do contrato com a BRK
Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem
Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
