Ministro da saúde recebe Severino Pessoa e viabiliza implantação de Hospital Universitário
Com o projeto em mãos, o ministro Mandetta se comprometeu em agilizar todos os trâmites burocráticos junto ao presidente Bolsonaro
O sonho de um Hospital Universitário Federal funcionando na região Agreste de Alagoas está bem próximo de se tornar realidade. Após ser recebido pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o deputado federal Severino Pessoa (PRB) se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que manifestou total apoio ao projeto do parlamentar alagoano.
Durante a reunião, que contou com a presença da vice-prefeita Fabiana Pessoa (PRB), o deputado alagoano explicou que Arapiraca é uma cidade polo, para onde convergem mais de um milhão de pessoas, sendo inclusive referência na área de saúde. Segundo Pessoa, o funcionamento de um Hospital Universitário na região será de fundamental importância para a população do Agreste e Sertão.
"Nosso projeto foi bem recebido pelo ministro Onyx e hoje pelo ministro Mandetta. Não tenho dúvidas que ambos, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, apontarão os melhores caminhos para que o projeto seja concretizado", frisou Pessoa.
O deputado lamentou ainda que a ineficiência dos serviços de atenção básica em alguns municípios, incluindo Arapiraca, tem superlotado os poucos hospitais da cidade e, por conta da falta de estrutura, muitos pacientes permanecem por horas aguardando serem atendidos.
“O povo arapiraquense e da região não aguenta mais tanta humilhação para ter acesso a um direito básico, que é a Saúde. Conheço muita gente que prefere se submeter a tratamentos paliativos em casa do que permanecer horas sentado num corredor de hospital sendo medicado com soro fisiológico e depois liberado sem a devida atenção”, frisou o parlamentar.
Com o projeto em mãos, o ministro Mandetta se comprometeu em agilizar todos os trâmites burocráticos junto ao presidente Bolsonaro, a fim de que, num curto espaço de tempo, a construção do primeiro Hospital Universitário do interior alagoano seja concretizada.
BENEFÍCIOS
De acordo com o deputado Severino Pessoa, a população de Arapiraca e região terá um importante ganho com a chegada do Hospital Universitário que, além de ser um hospital escola na formação de profissionais da Saúde, deverá agregar novos empregos na área, seja através de concurso público e contratação terceirizada.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será uma das maiores beneficiadas com o empreendimento, visto que desde 2016 a instituição oferta curso de Medicina no campus Arapiraca. Antes os estudantes da região tinham que estudar na capital ou até mesmo fora do Estado.
Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologias na área de saúde. A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para diversas patologias. Isso garante maiores padrões de eficiência à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde.
Últimas notícias
Grupo encapuzado mata jovem a tiros e ‘libera’ os amigos dele para fugir na parte alta de Maceió
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
