Ministro condena diretor do Inpe por rebater críticas de Bolsonaro sobre dados de desmatamento
Marcos Pontes determina apresentação de relatório sobre monitoramento da Amazônia
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ( MCTIC ), Marcos Pontes, determinou esta segunda-feira que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ) apresente um relatório completo sobre o monitoramento do desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos. O Inpe é subordinado ao ministério. No comunicado, Pontes também condenou a forma como o diretor do instituto, Ricardo Galvão, rebateu acusações do presidente Jair Bolsonaro, que questionou as pesquisas sobre a devastação da floresta. Galvão foi convidado pelo ministro a prestar "esclarecimentos e orientações".
Pontes afirmou que tem "grande apreço" pelo Inpe, mas que entende e compartilha a "estranheza expressa pelo nosso presidente Bolsonaro quanto à variação percentual dos últimos resultados na série histórica". Segundo dados do instituto, odesmatamento na Amazôniaaumentou, em junho, quase 60% em relação ao mesmo mês em 2018.
No comunicado, Pontes afirma que "a contestação de resultados, assim como a análise e discussão de hipóteses, são elementos normais e saudáveis do desenvolvimento da ciência". O relatório produzido pelo Inpe será análise por técnicos do próprio instituto, do MCTIC e doMinistério do Meio Ambiente .
Sobre as declarações de Galvão à imprensa, Pontes afirma que, "embora entenda o contexto do fator emocional, discordo do meio e da forma utilizada pelo diretor, visto que não corresponderam ao tratamento esperado na relação profissional, especialmente com o Chefe do Executivo do País".
Veja também
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
