OAB/Arapiraca e Defensoria Pública promovem audiência sobre o abate de animais
Reunião será realizada na próxima quarta-feira (31), às 14h30, no auditório da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Arapiraca e a Defensoria Pública do Estado (DPE) promovem, na próxima quarta-feira (31), às 14h30, no auditório da OAB, em Arapiraca, audiência pública com marchantes e a Frigovale sobre o abate de animais no município. Nos últimos dias, o presidente Hector Martins e o defensor público Enio Miranda conversaram com marchantes e comerciantes de carne acerca das reclamações das categorias com a Frigovale, empresa que detém concessão da prefeitura de Arapiraca para fazer o abate de animais.
"Resolvemos chamar os marchantes, a Frigovale e todos os órgãos envolvidos para tentar chegar a um consenso. É necessário que se encontre uma solução justa tanto para os marchantes quanto para a empresa, de modo que o consumidor final tenha segurança sobre a qualidade da carne comprada em Arapiraca e pague um preço justo por ela", afirmou Martins.
Durante a reunião, os marchantes relataram que tem sido mais viável e barato enviar os animais para o abate em um frigorífico em Propriá (SE), do que utilizar os serviços fornecidos pela Frigovale. Além de contestar os valores cobrados, eles reclamaram também sobre a retenção indevida de vísceras e de outras partes dos animais.
"Com o abate dos animais feito em outro Estado, o município deixa de recolher impostos e a população paga mais caro, porque os custos com transporte são incluídos no preço final. A situação também acaba estimulando o abate clandestino, que é um caso de saúde pública", ressaltou o presidente da OAB/Arapiraca.
A audiência pública deve contar com a participação da prefeitura de Arapiraca, Câmara de Vereadores, Agência de Defesa Agropecuária (Adeal), Instituto de Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Justiça.
Audiência pública sobre o abate de animais
Local: auditório da OAB/Arapiraca
Dia: 31 de julho de 2019
Hora: 14h30
Veja também
Últimas notícias
Carreta com carga avaliada em 1,5 milhão é interceptada na rodovia AL-220, em Arapiraca
Milenaverso: como Milena virou desenho animado fora do BBB 26
“Acelera freando”: veja o que há por trás do vídeo que viralizou em MG
Mãe viraliza ao transformar marmita dos filhos em obras-primas; veja
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
