OAB/Arapiraca e Defensoria Pública promovem audiência sobre o abate de animais
Reunião será realizada na próxima quarta-feira (31), às 14h30, no auditório da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Arapiraca e a Defensoria Pública do Estado (DPE) promovem, na próxima quarta-feira (31), às 14h30, no auditório da OAB, em Arapiraca, audiência pública com marchantes e a Frigovale sobre o abate de animais no município. Nos últimos dias, o presidente Hector Martins e o defensor público Enio Miranda conversaram com marchantes e comerciantes de carne acerca das reclamações das categorias com a Frigovale, empresa que detém concessão da prefeitura de Arapiraca para fazer o abate de animais.
"Resolvemos chamar os marchantes, a Frigovale e todos os órgãos envolvidos para tentar chegar a um consenso. É necessário que se encontre uma solução justa tanto para os marchantes quanto para a empresa, de modo que o consumidor final tenha segurança sobre a qualidade da carne comprada em Arapiraca e pague um preço justo por ela", afirmou Martins.
Durante a reunião, os marchantes relataram que tem sido mais viável e barato enviar os animais para o abate em um frigorífico em Propriá (SE), do que utilizar os serviços fornecidos pela Frigovale. Além de contestar os valores cobrados, eles reclamaram também sobre a retenção indevida de vísceras e de outras partes dos animais.
"Com o abate dos animais feito em outro Estado, o município deixa de recolher impostos e a população paga mais caro, porque os custos com transporte são incluídos no preço final. A situação também acaba estimulando o abate clandestino, que é um caso de saúde pública", ressaltou o presidente da OAB/Arapiraca.
A audiência pública deve contar com a participação da prefeitura de Arapiraca, Câmara de Vereadores, Agência de Defesa Agropecuária (Adeal), Instituto de Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Justiça.
Audiência pública sobre o abate de animais
Local: auditório da OAB/Arapiraca
Dia: 31 de julho de 2019
Hora: 14h30
Veja também
Últimas notícias

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado

PRF recupera veículos com identificação adulterada em municípios da Região Metropolitana de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
