Juceal e Arapiraca finalizam ação para avanço do licenciamento no município
Emissão da inscrição municipal contará com maior agilidade e segurança jurídica

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) ganhou mais um avanço em relação ao município de Arapiraca. A partir desta segunda-feira (05), as emissões das inscrições municipais terão maior agilidade e segurança jurídica, o que ocorrerá devido à total integração dos sistemas utilizados pela Prefeitura e pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o Portal Facilita Alagoas.
Para celebrar a finalização da integração, representantes do órgão alagoano de registro, da Prefeitura de Arapiraca e da empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema no município agrestino se reuniram na sede da Junta Comercial, em Maceió.
Entre os assuntos tratados, foi ressaltado o benefício para os empresários, com uma resposta mais célere quanto à solicitação do documento, que terá retorno quase instantâneo no campo direcionado para a Prefeitura no Facilita Alagoas.
Com a junção, foi eliminado o retrabalho por parte do município, que, após o registro de uma abertura ou uma alteração, teria que cadastrar as informações da empresa em seu sistema, analisar a solicitação para, então, disponibilizar o documento tanto no sistema quanto no Portal Facilita Alagoas.
“Tenho certeza que, com essa ação, iremos influenciar outros municípios. É algo que todo mundo ganha. A Prefeitura, com um cadastro mais atualizado, a Junta Comercial, como integradora da Redesim, e o cliente, com a agilidade. Quando a gente foca no cliente, o resultado aparece”, frisou o presidente da Juceal, Carlos Araújo.
Presente no encontro, a secretária municipal secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo, frisou a continuidade de adaptação tanto do usuário externo, os empresários, como do usuário interno, os servidores municipais, que terão uma ferramenta aprimorada de controle.
“Algo que notamos é a necessidade de mudar a forma como fazemos essas entregas, o modo de relacionamento com os empresários. Estamos convergindo ideias e trabalhando a mentalidade, porque cultura é a parte mais difícil de mudar”, pontuou.
Pelo Portal Facilita Alagoas, são iniciados os processos de abertura, alteração de baixa empresarial. Depois de registrado o processo, a informação caminha para as entidades integradas à Redesim e os campos referentes ao licenciamento são disponibilizados para solicitação do cliente. Além de Arapiraca, o portal conta com serviços das outras 101 Prefeituras, da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).
Na reunião desta segunda, ainda estiveram presentes o secretário municipal da Fazenda, Fernando Lôbo, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, o representante da Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas, Jordão Vieira Junior, e os representantes da empresa Ábaco, Simone Alves e Josinaldo Nascimento.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonam critica aumento do ICMS sobre compras internacionais
Justiça anula ato de renúncia e mantém Carlos Gonçalves como prefeito de Rio Largo

Marido e esposa ficam feridos após briga em Novo Lino

Bolsonaristas se unem a governo Lula em PL que permite retaliar Trump
Governo de Alagoas cede imóvel e firma acordo de cooperação com o Ifal

Veja como obter desconto de até 40% em multas por infração de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
