Juceal e Arapiraca finalizam ação para avanço do licenciamento no município
Emissão da inscrição municipal contará com maior agilidade e segurança jurídica

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) ganhou mais um avanço em relação ao município de Arapiraca. A partir desta segunda-feira (05), as emissões das inscrições municipais terão maior agilidade e segurança jurídica, o que ocorrerá devido à total integração dos sistemas utilizados pela Prefeitura e pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o Portal Facilita Alagoas.
Para celebrar a finalização da integração, representantes do órgão alagoano de registro, da Prefeitura de Arapiraca e da empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema no município agrestino se reuniram na sede da Junta Comercial, em Maceió.
Entre os assuntos tratados, foi ressaltado o benefício para os empresários, com uma resposta mais célere quanto à solicitação do documento, que terá retorno quase instantâneo no campo direcionado para a Prefeitura no Facilita Alagoas.
Com a junção, foi eliminado o retrabalho por parte do município, que, após o registro de uma abertura ou uma alteração, teria que cadastrar as informações da empresa em seu sistema, analisar a solicitação para, então, disponibilizar o documento tanto no sistema quanto no Portal Facilita Alagoas.
“Tenho certeza que, com essa ação, iremos influenciar outros municípios. É algo que todo mundo ganha. A Prefeitura, com um cadastro mais atualizado, a Junta Comercial, como integradora da Redesim, e o cliente, com a agilidade. Quando a gente foca no cliente, o resultado aparece”, frisou o presidente da Juceal, Carlos Araújo.
Presente no encontro, a secretária municipal secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo, frisou a continuidade de adaptação tanto do usuário externo, os empresários, como do usuário interno, os servidores municipais, que terão uma ferramenta aprimorada de controle.
“Algo que notamos é a necessidade de mudar a forma como fazemos essas entregas, o modo de relacionamento com os empresários. Estamos convergindo ideias e trabalhando a mentalidade, porque cultura é a parte mais difícil de mudar”, pontuou.
Pelo Portal Facilita Alagoas, são iniciados os processos de abertura, alteração de baixa empresarial. Depois de registrado o processo, a informação caminha para as entidades integradas à Redesim e os campos referentes ao licenciamento são disponibilizados para solicitação do cliente. Além de Arapiraca, o portal conta com serviços das outras 101 Prefeituras, da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).
Na reunião desta segunda, ainda estiveram presentes o secretário municipal da Fazenda, Fernando Lôbo, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, o representante da Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas, Jordão Vieira Junior, e os representantes da empresa Ábaco, Simone Alves e Josinaldo Nascimento.
Veja também
Últimas notícias

Justiça determina suspensão da eleição do CSE por supostas irregularidades

Bombeiros atendem princípio de incêndio em joalheria no Centro de Maceió

STF forma maioria para manter decisão de Moraes que fixou tornozeleira e outras restrições a Bolsonaro

Motorista que forjou sequestro e incendiou carro arrecadou R$ 14 mil em doações

Inmet emite alerta de chuvas para Maceió e mais 22 cidades de Alagoas

Líder do tráfico de drogas em São Miguel dos Campos é preso em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
